Herbie turbinado! Volkswagen apresenta piloto automático de última geração

1 min de leitura
Imagem de: Herbie turbinado! Volkswagen apresenta piloto automático de última geração

(Fonte da imagem: Reprodução/DailyMail)

A Volkswagen mostrou como será a próxima geração de Herbies — o icônico fusquinha inteligente da cinessérie “Se meu Fusca Falasse”. Graças ao sistema Temporary Auto Pilot (TAP), o carro pode se dirigir com muito mais segurança, sem qualquer interferência do motorista.

O TAP responde até mesmo em velocidades próximas a 130 km/h. Os sensores montados no carro detectam as faixas centrais e laterais da pista, mantendo o veículo na pista correta. Além disso, o sistema também monitora possíveis obstáculos no caminho, aplicando os freios quando necessário.

Assim, o motorista simplesmente acelera até a velocidade de cruzeiro, liga o sistema e relaxa, deixando que o próprio carro faça o resto do trabalho. Em entrevista para o site DailyMail, o professor Jurgen Leohold — diretor de pesquisa da Volkswagen — explicou que esse é um passo importante para o desenvolvimento de um veículo totalmente automático e à prova de acidentes.

As tecnologias por trás do Temporary Auto Pilot já aparecem diluídas em outros carros da empresa, como o VW up! — que deve chegar às ruas em 2014 —, o qual já contará com o City Emergency Braking, sistema de frenagem baseado no monitoramento laser que para o veículo caso um objeto apareça na frente do carro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.