Estudo mostra que cor do carro influencia no gasto de combustível

1 min de leitura
Imagem de: Estudo mostra que cor do carro influencia no gasto de combustível

(Fonte da imagem: Divulgação Heat Island)

Todos sabem que usar roupas claras em dias de sol é mais fresco do que vestir roupas escuras, mas você também tinha consciência que o mesmo princípio pode ajudar o seu carro a gastar menos combustível? É isso que comprovou o estudo realizado pelo Heat Island Group, uma instituição do laboratório de Berkeley que procura divulgar meios de poupar energia com medidas simples.

Para os testes, o grupo deixou dois modelos de Honda Civic estacionados ao ar livre em um dia de sol, sendo que um deles era prata e o outro preto. Depois de uma hora, a temperatura registrada no interior do carro mais claro era quase 6°C mais baixa do que a do modelo com tintura escura.

Dessa forma, é possível afirmar que o ar-condicionado nos automóveis mais claros tem menos trabalho em manter a temperatura amena no interior da cabine, gerando uma economia de até 1,1% de combustível. Mas a vantagem da cor clara só é válida para as cidades quentes, visto que nos países mais próximos dos polos, o ar-condicionado trabalha para manter o interior do carro aquecido.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.