Carro de ar comprimido da Toyota quebra recorde de velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Carro de ar comprimido da Toyota quebra recorde de velocidade

(Fonte da imagem: Physorg)

A Toyota pretende entrar para o livro Guinness dos Recordes com o Ku:Rin, veículo que usa como combustível somente ar comprimido. O carro de três rodas é capaz de alcançar velocidades de até 129,2 quilômetros por hora, com a vantagem de não liberar qualquer espécie de agente poluente no meio ambiente.

O veículo é a mais nova tentativa da montadora japonesa em investir em tecnologias que permitam aos carros do futuro dispensar combustíveis fósseis para se movimentar. Os tanques de ar usados pelo veículo foram fabricados usando os compressores para ar-condicionado produzidos em larga escala pela companhia, que atualmente é uma das maiores fornecedoras de peças do tipo para o mundo automobilístico.

Projeto experimental

No estágio atual de desenvolvimento, o Ku:Rin tem como principal obstáculo a pouco autonomia de seus tanques de combustível. Mesmo em condições ideais, o carro só consegue se movimentar cerca de 2 milhas (aproximadamente 3,2 quilômetros) antes que o ar comprimido acabe.

(Fonte da imagem: Physorg)

O veículo foi desenvolvido no Dream Car Workshop da Toyota, espaço da companhia dedicado à criação de novas ideias. Segundo o engenheiro Kenta Nakauchi, a empresa não pensa em produzir o Ku:Rin em larga escala, preferindo usar a experiência obtida em sua construção para desenvolver carros com características únicas e tentar superar os obstáculos que surgem pelo caminho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.