Carro autônomo da NVIDIA está aprendendo a dirigir com pessoas de verdade

1 min de leitura
Imagem de: Carro autônomo da NVIDIA está aprendendo a dirigir com pessoas de verdade
Imagem: nvidia

As notícias sobre carros autônomos da atualidade normalmente chegam de empresas como Google e Tesla. Contudo, a NVIDIA também está entrando nessa corrida, e parece que a empresa está tomando uma direção um tanto diferente. Ela criou um software de Inteligência Artificial (I.A) capaz de aprender a dirigir do zero.

Como você confere no vídeo, o programa começou na “autoescola” dirigindo em torno de alguns cones e percebeu sozinha que atropelá-los não era uma boa ideia. Em algum tempo, A.I já começou a seguir direitinho entre os cones sem derrubar nada. Atualmente, ela já consegue dirigir até mesmo em estradas sem faixas e ruas de chão, além de fazer curvas difíceis sem maiores problemas.

O pessoal que testou o programa, chamado até o momento de BB-8 (o que será que a Disney vai dizer?), produziu esse vídeo que você assiste no qual é possível verificar que os ocupantes nunca tocam no volante. Em alguns momentos, eles até colocam as mãos para fora através do teto solar.

A NVIDIA é atualmente a principal fornecedora de GPUs para carros autônomos

Essa I.A foi treinada no estado da Califórnia, nos EUA, e foi testada em Nova Jersey, para verificar se ela poderia se sair bem em estradas mais movimentadas e essencialmente desconhecidas, uma vez que seu treinamento foi todo feito em um local distante.

A NVIDIA é atualmente a principal fornecedora de GPUs para carros autônomos e tem parcerias com diversas montadoras, como Audi, Honda, BMW, Tesla e uma série de outras companhias do setor. Ela também fabrica o seu Drive PX 2, uma plataforma para inteligência artificial especialmente desenvolvida para carros. Veja mais sobre as iniciativas da marca nesse setor aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.