Atualmente, vários fabricantes apostam na promessa de que seus smartphones tem recargas mais rápidas para conquistar os consumidores. Uma das empresas que está por trás dessa possibilidade é a Qualcomm, responsável pela tecnologia Quick Charge — que nós explicamos detalhadamente neste artigo.

Pois agora, a mesma Qualcomm estaria preparando uma versão 4.0 do Quick Charge. Com isso, os carregadores poderiam oferecer até 28 Watts de potência nas recargas — deixando para trás os atuais 18 Watts do Quick Charge 3.0 e também o Super Charge da Huawei, que oferece 22,5 Watts.

Para essa oferta de potência, os carregadores seriam alimentados por fontes de alimentação com tensão de 5 Volts ou 9 Volts — tendo 5A e 3A, respectivamente, nas correntes. Mantendo as tensões abaixo dos 12 Volts, a Qualcomm quer evitar que aconteça qualquer problema de superaquecimento.

Os novos carregadores devem oferecer até 28 Watts de potência nas recargas de baterias

Assim como nas versões anteriores, o Quick Charge 4.0 precisa de preparos nos processadores para que possa ser utilizado. Por isso, nem todos os smartphones vão conseguir desfrutar das mesmas capacidades.

Também é interessante notar que há fortes indícios de que o sistema conte com a tecnologia INOV (Negociação Inteligente de Voltagem Otimizada, na sigla em inglês). Dessa forma, os carregadores podem entender os smartphones para entregar o máximo poder para cada bateria, sem ameaçar a integridade dos aparelhos.

Ainda não há previsão de quando o Quick Charge 4.0 pode ser apresentado oficialmente.

Cupons de desconto TecMundo: