(Fonte da imagem: Reprodução/TecVehi)

Já faz algum tempo que o CarPlay da Apple está em desenvolvimento, mas parece que finalmente estamos perto de poder conferir a novidade. A Maçã realizou uma demonstração da tecnologia durante o New York International Auto Show, mostrando a integração do sistema com alguns de seus parceiros fabricantes de veículos, como Volvo, Mercedes-Benz e Hyundai.

O CarPlay é uma versão mais leve do iOS que foi criada para ser usada especificamente dentro de carros. Basta conectar um iPhone para ganhar acesso rápido aos recursos que todos costumamos utilizar mais enquanto dirigimos, como navegação por GPS, músicas, chamadas de telefone e mensagens de texto. Tudo isso em uma interface de aparência familiar inserida no painel do seu automóvel.

A novidade também permite a utilização de aplicativos de terceiros que tenham sido atualizados para dar suporte ao recurso. O CarPlay depende bastante do Siri para funcionar, já que praticamente todos as ações são iniciadas por comandos de voz – é até possível que alguns fabricantes de carros desativem comandos por texto, caso prefiram.

Cada carro com seu caminho

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

O sistema usa os microfones já inseridos nos veículos para ouvir sua voz, em vez de depender do microfone do iPhone. O Siri é usado para digitar números, enviar e ler mensagens de texto, requisitar músicas e definir destinos. Além disso, o CarPlay vai funcionar de maneira diferente em cada automóvel, dependendo das preferências e da configuração de hardware dos seu fabricantes.

Tanto a Hyundai quanto a Volvo optaram por interfaces com toque para controlar o CarPlay, enquanto a Mercedes-Benz depende de um botão giratório e algumas outras teclas físicas. Da mesma forma, cada fabricante integra a novidade da Apple com seus sistemas existentes de maneira diferente.

A Mercedes e a Hyundai basicamente tratam o CarPlay como um aplicativo, separando-o completamente de seus próprios recursos de navegação, Bluetooth e controle de temperatura. Já a Volvo construiu uma interface que une a novidade da Apple aos seus sistemas nativos, fornecendo acesso rápido às ferramentas do carro sem ter que sair do CarPlay.

Máquinas do futuro

(Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Inicialmente, o CarPlay vai ser lançado de forma bastante limitada, presente nos novos modelos da Hyundai, Volvo, Mercedes-Benz, Honda e Ferrari que saem ainda este ano. Além desses, mais 13 fabricantes prometeram fornecer suporte nativo à novidade em algum momento do futuro, incluindo Ford, Nissan, Toyota, Subaru e Jaguar.

Por fim, as fabricantes de dispositivos de rádio Alpine e Pioneer declararam que em breve será possível mandar instalar sistemas compatíveis com o CarPlay mesmo em veículos mais antigos. Ainda não há informações mais precisas sobre datas e preços da novidade.

Cupons de desconto TecMundo: