Carros poderão conversar entre si em 2014

1 min de leitura
Imagem de: Carros poderão conversar entre si em 2014

Carros poderão conversar entre si

A partir de 2014, os carros poderão conversar entre si numa rede de comunicação própria. A empresa de semicondutores NXP, em parceria com C2X, está desenvolvendo um sistema que permitirá aos automóveis compartilhar informações sobre as condições do trânsito, minimizando engarrafamentos e evitando acidentes.

O sistema já está em fase de testes práticos. A proposta é que, por meio de um novo padrão wireless, os veículos consigam identificar pontos de trânsito congestionado. Ao constatar a situação, o veículo emite sinais de alerta, que são recebidos pelos demais veículos equipados com o mesmo aparelho.

Além das condições do trânsito, informações como a localização de radares de limite de velocidade também poderão ser repassadas a outros motoristas. O sistema contará com sinais sonoros e luminosos.

O aparelho, que ainda não tem nome oficial, virá com um sensor GPS e poderá utilizar os protocolos wireless de smartphones e notebooks para ampliar os sinais de comunicação, mesmo em alta velocidade.

Apesar de a novidade parecer interessante, deve demorar até que uma parte considerável da frota tenha o aparelho instalado nos veículos. A expectativa de Kurt Sievers, gerente geral da NXP, é que 10% da frota já possua o aparelho até 2020. Segundo ele, um número como esse representaria a possibilidade de acesso às informações para 90% dos motoristas.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.