O que é a pasta DCIM onde estão as fotos da minha câmera?

1 min de leitura
Imagem de: O que é a pasta DCIM onde estão as fotos da minha câmera?

DCIM

Você tirou fotos com sua câmera digital (ou então com o celular) e, na hora de passar tudo para o computador, notou que todas as imagens estavam armazenadas em um mesmo local: a pasta DCIM. Se você já se intrigou pensando no motivo dos arquivos sempre estarem em um diretório com este nome, agora é a hora de encontrar respostas!

Por que DCIM?

Antes de tudo é bom explicar que DCIM é um acrônimo para “Digital Camera Images” ou, em português, Imagens da Câmera Digital.  Só pelo nome do diretório já é possível saber o motivo pelo qual ele é responsável por guardar as fotos. O fato é que sempre que um equipamento capaz de tirar fotografias identifica um dispositivo de armazenamento (como um cartão de memória) ele busca pela pasta DCIM e, caso ainda não exista, a pasta é criada.

A norma que colocou DCIM como diretório padrão para imagens em uma câmera digital foi definida pela Associação Japonesa das Indústrias de Tecnologia em Informação e Eletrônicos (Jeita na sigla em inglês) por meio da especificação DCF (Design rule for Camera File System). A DCF normatizou formatos e sistemas de arquivos, o que inclui a estrutura de pastas.

Muitos aplicativos que trabalham com importação e edição de imagens são desenvolvidos para encontrar a pasta DCIM em um equipamento conectado ao PC. Isto faz com que seja desnecessário varrer o dispositivo todo atrás de imagens, bem como impede com que imagens não capturadas pela câmera sejam importadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.