Já imaginou filmar elementos em movimentos com uma câmera que pode capturar 10 mil quadros por segundo? Você conseguiria imagens em câmera lenta incríveis filmando praticamente qualquer coisa. O problema é que nem todo mundo sabe operar uma câmera capaz de tal feito e elas normalmente são bem caras. Pensando justamente em resolver essa situação, o inventor Graham Rowan criou a FPS1000.

Esse pequeno dispositivo foi projetado para ser bem barato e ainda assim conseguir fazer filmagens incríveis. Ela pode gravar vídeos em até 10 mil fps em baixas resoluções. O modelo mais barato custa £299, o equivalente a R$ 1,1 mil, e faz imagens em 640 x 480 (com máximo de 840 fps nessa resolução). Claro que essa resolução não é nada incrível, mas o foco do dispositivo é realmente ser portátil e conseguir capturar vídeos em supercâmera lenta.

O projeto está sendo financiado coletivamente no Kickstarter e Rowan pediu £20 mil para conseguir fabricar uma boa quantidade de aparelhos. Faltando ainda quase um mês para o fim do período de investimento, ele já conseguiu mais que o dobro desse valor.

Há seis versões diferentes da FPS1000, mas basicamente o que muda é a capacidade de armazenamento nativo, que varia de 16 a 32 GB, e a resolução das imagens do sensor, que chega até 2560 x 2048. É interessante notar que o aparelho não tem uma bateria interna e, para funcionar, precisa de um daqueles carregadores de smartphones portáteis.

Você pode conferir todos os detalhes da câmera em sua página no Kickstarter.