Novos Eletrônicos: celular Sony-Ericsson Satio

6 min de leitura
Imagem de: Novos Eletrônicos: celular Sony-Ericsson Satio

O Sony-Ericsson Satio será lançado no final do ano em alguns mercados, e promete competir com Nokia 5800 XpressMusic e Samsung Omnia HD de igual para igual. Apostando alto no aparelho como estação de entretenimento, a Sony-Ericsson entrega um equipamento com excelentes capacidades de vídeo e áudio, além de uma câmera respeitável e diversas funcionalidades para aproveitar melhor as condições atuais da telefonia móvel.

Como os seus dois principais concorrentes o Satio também é gerenciado a partir do Symbian s60v5, sistema operacional open-source com milhares de programas disponíveis online.

Características básicas

Conectividade

A conectividade do Satio à rede celular se dá por GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900 e UMTS/HSDPA 850/900/2100. Com isso, além da rede de telefonia normal, o Satio também dispõe de toda a velocidade da rede 3G.

Além dos padrões celulares, o Satio também oferece a capacidade de sincronização com computador tanto por cabo USB quanto através da tecnologia Bluetooth™. Além disso, conta com antena wi-fi 802.11b/g, podendo inclusive ser utilizado como modem para computadores de mesa e notebooks. A função de armazenamento de dados via USB permite que o telefone funcione como pendrive.

O Satio apresenta o sistema A-GPS que pode ser utilizado pelo Google Maps, e por esse mesmo sistema oferece capacidade de navegação curva-a-curva.

Em termos de multimídia, o Satio conta com o PictBridge™ que permite a impressão de fotos direto do telefone para impressoras que disponham da mesma tecnologia, e com saída para a TV. Também dispõe de uma antena para rádio FM.

O aparelho todo pesa 126 g, com dimensões de 112 x 55 x 13,3 mm e será lançado nas cores preto, prata e bordô.

Hardware

O processador interno do Satio é um ARM Cortex-A8, com 600MHz de frequência e com aceleração de 3D. A memória interna de 128Mb, expansíveis via cartão de memória microSD até 16Gb, garante espaço para todo o conteúdo multimídia que o usuário quiser colocar no aparelho.

Com 3,5 polegadas, e proporção widescreen 16:9, a tela TFT não apresenta capacidade multi-touch, mas garante sua qualidade com resolução de 640 x 320 pixel e 16 milhões de cores. Para entrada de dados, além do teclado telefônico numérico, o Satio oferece um mini-teclado QWERTY, que pode ser deslocado pela tela, um teclado QWERTY de tela cheia (apenas em orientação paisagem) e reconhecimento de escrita.

Para o controle do aparelho, além da interface touch, o Satio também dispõe de um acelerômetro, um magnetômetro e sensor de gestos. Esses sensores controlam diversas funções do aparelho, inclusive a auto-rotação da tela entre modos retrato e paisagem.

Segundo a Sony-Ericsson, a bateria do aparelho dura aproximadamente, em rede 3G, 5 horas de conversação e 350 horas em espera. Já em redes GSM 2G, cada carga dura em torno de 13 horas de conversação e 380 horas em modo de espera .

Multimídia

Áudio e vídeo

Tela de 3,5 polegadas com proporção de 16:9, resolução de 640 x 320 pixel e 16 milhões de cores.

Como uma estação de entretenimento portátil, áudio e vídeo são as principais funções desenvolvidas para o Satio. Através de um acesso rápido na tela inicial, com um simples toque o usuário pode acessar a galeria de coms do telefone.

Com suporte a arquivos MP3 e AAC, além de permitir a inclusão de capas de álbuns, o player do Satio é fácil de utilizar, porém carecendo de algumas opções mais avançadas. Enquanto reproduz alguma música, na tela inicial do sistema é apresentada a capa do álbum, informações da música tocada e os controles básicos (play, stop, pause, fast forward e rewind) do player.

A arena PlayNow™ também estará disponível para o Satio, com conteúdo online como ringtones, downloads e músicas sem restrições.

Para vídeo, além do YouTube, são vários os formatos de arquivo reconhecidos pelo aparelho. Entretanto, nem vídeos DivX ou XviD são suportados. Ao contrário do player de música, o reprodutor de vídeo tem que ser acessado ou pelo menu de favoritos ou no menu principal do telefone.

Foto e filme

A câmera do Satio é um capítulo aparte. Com 12.1 Mpixel, e criando imagens de 4000 x 3000 pixel, a utilização da câmera é muito próxima a de uma câmera compacta. Para ligá-la, é necessário descobri-la na parte posterior do telefone.

Na lateral do aparelho são encontrados botões dedicados para o disparo, alternar entre vídeo e foto e para o acesso à galeria de imagens. Os botões de controle de volume podem ser usados para alterar o zoom digital de 12x da lente que tem distância focal de 5,9 mm, com abertura f/2.8.

Botões laterais de controle da câmera fotográfica do Satio

O foco da câmera não precisa ser centralizado. Quando o usuário for fotografar um objeto e desejar o foco fora do centro, basta tocar na tela na posição do elemento a ser focado, que a câmera mudará sua configuração através do touch focus. Outro acessório da câmera é o GeoTagging, que permite incluir, nos metadados da imagem, informação do GPS.

Entre as tecnologias presentes no Satio, a detecção facial e a estabilização de imagem já são comuns em câmeras digitais compactas, e entre as próprias tecnologias exclusivas da Sony-Ericsson, está presente no aparelho a BestPic™, que fotografa uma mesma cena até 9 vezes consecutivas a cada disparo, permitindo que o usuário escolha qual dessas imagens melhor representa o tema que foi fotografado.

Em modo filme, o Satio grava em VGA com até 30 frames por segundo.

A lente fica escondida atrás dessa porta plástica deslizante.

Além dessa câmera principal, existe também uma câmera mais simples na parte frontal do aparelho, dedicada principalmente às videoconferências.

O flash da câmera é de Xenon, mas iluminação por LED também é disponível para filmagens.

A galeria de imagens do aparelho pode ser acessada através do botão físico na lateral, próximo aos botões de volume, ou pelo full touch media menu. Navegar pelas imagens é tão simples quanto deslizar seu dedo pela tela. Ao selecionar uma imagem, é possível optar por usá-la como fundo de tela do telefone, abri-la na visualização de imagens, ou então enviá-la para outra pessoa. Esse envio pode ser feito via MMS, email ou ainda usando um serviço de parceria entre Sony-Ericsson e Blogger, que permite a inclusão de comentários diretamente nas fotos através da internet.

Telefonia

Claro que o Satio é, antes de mais nada, um telefone. Mesmo contando com uma grande quantidade de funções sem relação alguma com a telefonia, o aparelho é um comunicador de respeito. Também é possível a realização de chamadas de vídeo e por VoIP.

Em termos de mensagens, além do SMS e do MMS, o Satio também oferece o Exchange ActiveSync™ para sincronização de contatos, emails e calendários com as ferramentas do Office da Microsoft.

Internet

A navegação na internet é feita através de um navegador baseado no WebKit (o mesmo padrão do Google Chrome e do Apple Safari, por exemplo). No full touch media menu, uma das ligações rápidas leva a uma lista com 8 de seus links favoritos, que ao serem acionados ligam o navegador automaticamente.

Também é possível configurar contas de email dentro do próprio sistema do aparelho, para recebimento e envio de correio eletrônico. Existe a possibilidade de enviar e receber mensagens instantâneas através de serviços como o MSN Messenger, GoogleTalk ou AIM.

InterfaceInterface sensível a toque do Sony-Ericsson Satio

Apesar de usar o mesmo sistema operacional Symbian S60v5 de seus principais concorrentes, a interface do Satio foi alterada para manter uma similaridade maior com outros aparelhos da Sony-Ericsson.

O full touch media menu – a interface principal do Satio – é formada por cinco botões presentes no topo da tela, cada um com uma função. Para alterar entre cada uma das seções, além de tocar no botão apropriado, também é possível deslizar o dedo lateralmente pela tela.

A primeira seção é um cadastro dos seus contatos escolhidos, a segunda apresenta até oito endereços favoritos na internet. Já a terceira seção é a tela inicial onde, além do atalho para o aplicativo de multimídia, é possível selecionar o modo de conexão do telefone. Na quarta seção o usuário encontra a galeria de imagens e na quinta e última seção existe um menu de início rápido, onde o usuário determina aplicativos para acesso independente do menu principal.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.