Microsoft criou sensores de imagem curvos com nitidez altíssima

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft criou sensores de imagem curvos com nitidez altíssima
Imagem: The Optical Society/Microsoft

A Microsoft pode ter acabado de encontrar uma tecnologia que promete um salto e tanto na qualidade de nossas câmeras comerciais. Em um artigo publicado na The Optical Society, pesquisadores da empresa afirmam ter criado um novo tipo de sensor curvo, usando como base a maneira como nossos olhos funcionam, capaz de manter uma maior nitidez de imagem.

Por que uma mudança tão pequena faria tanta diferença para a qualidade de uma foto? Simples: já é de conhecimento científico que as lentes de uma câmera não se focam de maneira natural em um sensor plano. Isso não apenas resultava em objetos com perda de foco, como também pedia mais esforço para compensar essa distorção.

Por outro lado, simular a maneira como nossos olhos captam as imagens, com uma superfície curvada, fez com que eles eliminassem esses problemas. O resultado, com isso, foi a possibilidade de melhorar outros detalhes das imagens, da resolução à capacidade de captar luz e outras características.

O Santo Graal dos sensores de imagem

Infelizmente, a técnica não havia sido empregada antes simplesmente porque ninguém havia encontrado uma maneira de curvar um sensor sem quebrá-lo ou deformá-lo. Os pesquisadores da Microsoft, no entanto, criaram um método que utiliza pressão pneumática para fazê-lo se ajustar ao seu molde.

Com um molde simples e pressão pneumática, pesquisadores finalmente conseguiram um sensor curvo

A diferença de qualidade é grande. Em comparação, um simples sensor CMOS curvado é capaz de tirar fotos com qualidade superior a câmeras profissionais como a Canon 1DS Mark III, com lentes 50 mm f/1.2. Mas a melhor parte é que todo esse processo é rápido e barato, além de funcionar com grande precisão – o que quer dizer que ela poderia ser implementada em um futuro não muito distante.

Não pense, por fim, que isso deve ficar apenas no papel. A Microsoft já está trabalhando para implementar essa tecnologia em diversas áreas, da fotografia à automação, de microscópios a telescópios... Enfim, a lista é grande e o potencial não falta. Resta esperar só mais um pouquinho e não será surpresa vê-la chegar até mesmo aos nossos celulares em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.