Afinal, os megapixels são tudo em uma câmera fotográfica digital?

6 min de leitura
Imagem de: Afinal, os megapixels são tudo em uma câmera fotográfica digital?

Se você veio em busca de uma solução rápida e direta para esse questionamento, vamos dar o spoiler: resposta é “não”. Mas como nada é tão simples assim, o TecMundo resolveu montar um guia completo para esclarecer essa dúvida que atinge a maioria das pessoas que buscam uma câmera fotográfica digital de boa qualidade, seja ela individual ou parte de um smartphone.

Afinal, o que são megapixels e por que as pessoas acham que esse valor é o definidor exclusivo de qualidade de uma foto? Para entendermos melhor o que faz uma câmera ser realmente boa, vamos precisar entender alguns conceitos de fotografia e quais recursos presentes em uma câmera digital são capazes de mudar como as imagens são registradas.

O que são megapixels?

O valor de megapixels é bastante simples de entender: significa a quantidade de pixels – aqueles pequenos quadradinhos das imagens que representam o menor elemento indivisível de uma figura – que vai haver em uma fotografia captada pelo sensor do dispositivo. Por exemplo, uma câmera capaz de produzir fotos com resolução de 3.000 pixels por 2.000 pixels pode ser considerada um aparelho de 6 megapixels, pois 3 mil multiplicado por 2 mil dá 6 milhões (de pixels), ou seja, 6 megapixels.

Assim, se sua intenção é imprimir suas fotos em papel de tamanho normal, até uma câmera de 2 ou 3 megapixels daria conta do recado

É claro que o valor de megapixels de uma câmera tem sua importância. Um dispositivo de 6 megapixels é capaz de produzir imagens muito mais detalhadas do que outras de indicador inferior. Ela vai registrar o dobro de pixels em uma imagem do que uma câmera de 3 megapixels, por exemplo, e, quanto mais unidades mínimas dentro de um mesmo “espaço”, mais detalhes podem ser vistos.

Assim, se sua intenção é imprimir suas fotos em papel de tamanho normal (aproximadamente 10 x 15 cm), até uma câmera de 2 ou 3 megapixels daria conta do recado, visto que a resolução dessas fotografias é de mais ou menos 1205x1795 pixels. Já imagens que serão apenas visualizadas no computador, até 1 megapixel seria suficiente. Para impressões maiores, recomenda-se um valor de megapixels mais elevado.

Close nos pixels da foto de um girassol

O mito dos megapixels

Já que os megapixels de uma câmera não são um fator decisivo para a qualidade de suas fotos, por que os fabricantes lançam todo ano novos dispositivos com esse valor cada vez maior? Simples: jogada de marketing para vender mais produtos. A sensação de que uma câmera digital vai ser melhor se tiver 20 MP em vez de 10 faz com que as pessoas optem por trocar seus aparelhos sem uma avaliação mais profunda.

Quanto mais pixels você coloca em um sensor sem alterar seu tamanho, menos luz será captada por ele em cada pixel

Inclusive, em alguns casos, mais megapixels podem tornar uma foto pior. Para produzir uma fotografia, a câmera precisa absorver a luz através das lentes e ser registrada pelo sensor. Geralmente, quanto mais luz houver, melhor é a imagem captada. Porém, quanto mais pixels você coloca em um sensor sem alterar seu tamanho, menos luz será captada por ele em cada pixel, pois uma grande quantidade “não caberia” em um sensor pequeno.

Nokia Lumia 1020: celular com câmera de 41 megapixels

Mas se os megapixels de uma câmera não são tudo, em quais outras coisas deveríamos prestar atenção na hora de comprar uma boa câmera?

Os sensores

São os sensores que processam a informação luminosa da cena que vai virar foto. A luz passa pela lente e é registrada como informação digital em sua câmera justamente por meio desse dispositivo. Quanto maior o sensor, melhor costuma ser a fotografia. Como já explicamos anteriormente, esse tamanho permite que as imagens possuam mais pixels e mais luz consiga ser captada. É o sensor que faz as câmeras de alguns celulares serem um pouco saltadas.

Enquanto nos dispositivos analógicos a luz “queimava” a imagem no filme, esse papel agora é do sensor: ele vai captar a iluminação do ambiente e da cena fotografada

Vale lembrar que existem dois tipos de sensores para câmeras de celular: o CCD e o CMOS, que geralmente está presente em dispositivos móveis mais modernos por serem mais complexos e, por consequência, mais caros. Se você perguntar para um fotógrafo profissional qual é a parte mais importante de uma câmera digital, ele vai dizer que é o sensor.

O sensor serve como o filme da câmera digital. Enquanto nos dispositivos analógicos a luz “queimava” a imagem no filme, esse papel agora é do sensor: ele capta a iluminação do ambiente e da cena fotografada e a transforma em uma imagem visível. Se ele for maior, poderá processar mais megapixels com mais luz e criar uma fotografia mais bonita.

O sensor de uma câmera digital: é ele que processa a luz e forma as suas fotos

O processamento do dispositivo

Todos os aparelhos capazes de tirar fotos, seja uma câmera digital individual ou um smartphone, possuem um sistema de processamento, que serve como o “cérebro” do aparelho. Quanto mais poderoso for esse processamento, melhores serão as suas fotos. Celulares mais modernos possuem chipsets avançados e processadores gráficos específicos para a produção de fotos mais nítidas e limpas.

A utilização de um processador gráfico ajuda muito na qualidade de suas fotos. Com ele, seu aparelho não depende apenas de um software para renderizar as imagens, mas vai poder contar com um hardware mais forte que não vai sobrecarregar o chipset principal do smartphone. Isso também serve para uma câmera digital, que mesmo focada apenas nessa função (visto que é a única que exerce), precisa de um bom poder de processamento para gerar fotografias melhores e de maneira mais rápida.

Placa de processamento de uma câmera digital da Sony

Recursos adicionais e sua habilidade

Se você é ligado em fotografia, deve conhecer alguém ou ter um amigo que consegue tirar fotos incríveis com dispositivos relativamente simples. Você pode até achar que é sorte ou uma questão de “dom”, mas existem várias “manhas” que você pode dominar para fazer fotos melhores. Dê uma olhada nas configurações de sua câmera digital para ver as opções de ajustes disponíveis e, com um pouquinho de conhecimento, você vai poder pagar de fotógrafo (quase) profissional!

No geral, um ISO baixo é o ideal, mas isso depende muito da quantidade de luz disponível na cena

A primeira coisa importante que você deve configurar é o ISO. Essa medida faz referência a quão sensível uma câmera é à luz disponível. Quanto maior o número ISO, maior é a sensibilidade. Porém, um ISO alto resulta em ruído nas fotos, o que produz aquele efeito granulado. No geral, um ISO baixo é o ideal, mas isso depende muito da quantidade de luz disponível na cena.

Comparação de um objeto fotografado nas mesmas condições de iluminação, mas com ISOs diferentes

É necessário também entender um pouco sobre a abertura do obturador, que é o que define a quantidade de luz que a lente deixa entrar para o sensor captar. Quanto menor o valor da abertura – geralmente um valor numérico após uma letra f –, mais luz entra, o que é melhor para a foto. A abertura também faz variar a profundidade de campo, possibilitando desfocar o fundo da imagem. Nesse caso, quanto menor a abertura, melhor. Vai da sua experiência definir o que é mais interessante em cada momento.

Diferentes aberturas do obturador de uma câmera fotográfica

Já a velocidade do obturador vai definir quanto tempo a câmera fica com a lente aberta para registrar uma foto. Quanto maior for esse tempo, maior é a quantidade de luz que entra. Porém, isso também torna a câmera mais vulnerável a tremidas e borrados. Em câmeras de ação, como as GoPro, nas quais a velocidade de captura é importante, uma velocidade do obturador alta é o ideal. Em fotos noturnas de objetos parados, uma exposição mais longa vai produzir resultados melhores.

Foto com baixa velocidade de abertura

.....

Bom, basicamente é isso: da próxima vez que você for em busca de uma boa câmera digital para registrar aquilo que você quiser, não se prenda apenas aos megapixels. Busque informações sobre o sensor do dispositivo, sobre o poder de processamento e a possibilidade de regular todos esses recursos citados neste artigo. Assim, você vai conseguir produzir fotografias melhores, além de evitar gastar muito dinheiro com megapixels desnecessários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.