Comparativo: qual smartphone top de linha atual tem a melhor câmera?

3 min de leitura
Imagem de: Comparativo: qual smartphone top de linha atual tem a melhor câmera?

É verão no hemisfério norte, e o pessoal do PhoneArena resolveu aproveitar a abundância de luz do Sol para fazer belas fotos com os smartphones top de linha com as melhores câmeras do mercado global atualmente. A publicação reuniu fotos feitas com vários dispositivos e as colocou lado a lado, dando notas baseadas em reprodução real das cores, preservação de detalhe e contraste, além do visual final das imagens.

Essa análise certamente está longe de algo muito profissional, sendo mais uma análise simples, porém relativamente embasada. Por isso, vamos trazer para você as amostras de fotos do PhoneArena e perguntar quais imagens você mais gostou.

Contudo, é bom lembrar que nem sempre a foto mais bonita é a mais realista. Alguns aparelhos podem deixar as cores mais saturadas para agradar os olhos dos consumidores sacrificando assim a reprodução fiel das imagens. Por outro lado, muitos dispositivos também comentem o pecado oposto, deixando as fotos pouco processadas e com cores opacas e sem graça, igualmente longe da realidade.

Nesse comparativo, foram analisadas imagens feitas com os seguintes aparelhos: Galaxy S7, OnePlus 3, Xperia X Performance, LG G5, HTC 10 e iPhone 6s Plus. Confira a seguira as especificações de câmera de cada um deles:

Agora, confira analise as várias comparações para ver qual imagem mais lhe agrada. Junto com cada uma, vamos especificar qual foi a melhor imagem na opinião de quem fez as fotos. Isso é importante porque a reprodução real das cores e do contraste só pode ser comparada por quem esteve no local onde foram feitas as capturas. Confira a seguir.

Comparação 1

Nesse caso, a melhor foto na opinião do fotógrafo foi a do OnePlus 3 por conseguir um bom equilíbrio em vários fatores, apensar de não ser exatamente perfeita. A imagem feita pelo G5 também foi mencionada como saturada no ponto certo e bem detalhada, com a falha de apenas não representar as cores de forma muito fiel. Confira as notas:

Comparação 2

Nessa cena, a melhor imagem foi a do iPhone 6s Plus, na opinião do fotógrafo. Ele destacou o alcance dinâmico da câmera em questão por conseguir equilibrar bem a claridade do céu e, ainda assim, mostrar bastante detalhe nas sombras. A foto do Galaxy S7, por outro lado, foi considerada a pior do grupo.

Comparação 3

A terceira comparação teve um empate entre LG G5 e HTC 10. Ambos os dispositivos tiveram uma preservação de cores bem interessante, além de não mostrarem qualquer problema no detalhe ou na saturação. Por outro lado, Xperia X Performance e Galaxy S7 tiveram resultados ruins, considerando a qualidade dos concorrentes.

Comparação 4

Já nessa comparação, o HTC 10 se saiu um pouco melhor que o LG G5. O aparelho da HTC conseguiu bastante detalhe sem precisar deixar todos os contornos mais nítidos do que o necessário. O fotógrafo ainda destacou que ele foi o que melhor representou as cores reais das flores, tendo o G5 o seguido bem de perto.

Comparação 5

Segundo o fotógrafo, as imagens do G5, do HTC 10 e do iPhone 6s Plus foram as melhores, tendo dado a eles a mesma nota. O Galaxy S7 da Samsung ficou com uma nota um pouco mais baixa, seguido pelo aparelho da Sony e o da OnePlus, com resultados bem piores que os dos demais.

Comparação 6

Nesse caso de foto no fim do dia, já havia luzes noturnas acessas e pouquíssimo sol. Dá para perceber que todos os smartphones conseguiram bons resultados, apesar de muito diferentes, exceto pelo Xperia X Performance, que tem sido um verdadeiro desapontamento no quesito câmera. Na verdade, todos os modelos da linha Xperia X deste ano estão sendo muito mal avaliados em comparação com os concorrentes.

E aí, o que você achou de tudo isso. Qual é o melhor de todos na sua opinião?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.