Como transformar um celular velho em uma câmera de segurança [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Como transformar um celular velho em uma câmera de segurança [vídeo]

Sistemas de monitoramento são uma ótima solução para quem precisa ou quer garantir a segurança em casa ou no escritório de uma empresa. Porém, esse tipo de equipamento geralmente é bastante caro e não são todos que podem arcar com os custos de implementação. Contudo, se você tem um smartphone antigo, você pode utilizá-lo como uma câmera para monitorar o ambiente que você quiser.

Tudo o que você vai precisar de um smartphone com câmera, uma conexão estável com a internet e o Perch - Simple Home Monitoring, o aplicativo perfeito para criar um sistema de monitoramento caseiro. Existem diversos outros apps que realizam essa função, mas a nossa sugestão possui uma facildiade de uso incrível, oferecendo a alternativa ideal para quem não quer se preocupar demais em aprender com programas difíceis.

Configuração

Depois de instalado, a configuração do Perch é muito fácil. Após de cadstrar com um email e uma senha, conceda as permissões ao aplicativo e dê um nome para identificar posteriormente o dispositivo que está sendo usado como câmera. Coloque nomes como "casa", "escritório" ou outras opções que te ajudem a identificá-la rapidamente.

Na sequência, deixe a opção "Audio Recording" ligada para capturar o áudio do ambiente também – o que é indicado para aqueles que querem ouvir o que está acontecendo no ambiente – e certifique-se de que o smartphone está conectado à tomada e ao carregador. Clique em "Finish" e pocisione o smartphone onde você quiser monitorar.

Monitoramento

É nessa hora que o Perch se mostra um aplicativo realmente completo. O monitoramento pode ser realizado através de outro smartphone com o app instalado. É possível acompanhar toda a movimentação e até mesmo ativar o microfone para mandar mensagens em voz. 

No site oficial do serviço é possível ter acesso a ainda mais ferramentas. Dá pra agendar o monitoramento em determinado horário e até mesmo assistir às gravações ou acionar a câmera em tempo real. Mas o destaque vai para as zonas de alerta, pontos que são manualmente definidos e detectam a movimentação em frente a câmera.

Quando detecta algo, o Perch pode enviar uma notificação ou email avisando o dono do aparelho sobre o que está acontecendo. Essa é a ferramenta perfeita pra quem tem um smartphone velho e quer monitorar um ambiente fechado, como casas e escritórios, e ser avisado imediatamente sobre atividades estranhas.

Você acha que vale a pena investir em caros sistemas de monitoramento de segurança? Comente no Fórum do TecMundo!

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.