Garotos de 14 anos conseguem “hackear” caixa eletrônico com senha-padrão

1 min de leitura
Imagem de: Garotos de 14 anos conseguem “hackear” caixa eletrônico com senha-padrão

Acredite se quiser, mas nem mesmo os bancos usam senhas seguras em seus sistemas. Pelo menos é o que comprovou o Edmonton Journal, do Canadá, que publicou uma notícia ontem relatando que dois garotos conseguiram invadir o sistema operacional de um caixa eletrônico usando a senha-padrão da máquina.

O fato aconteceu na cidade de Winnipeg, onde os rapazes de 14 anos aproveitaram o tempo de almoço para tentar invadir o dispositivo. Os estudantes Matthew Hewlett e Caleb Turon usaram um manual de operação de caixas ATM que encontraram na internet para entrar no modo de administrador de um caixa eletrônico em um mercado.

“Achamos que seria divertido tentar fazer isto, mas não esperávamos que fosse funcionar”, comentou Hewlett ao verificar que o sistema era simples e só necessitava de uma senha. O código secreto, por incrível que pareça, nunca havia sido modificado, sendo que o sistema foi desbloqueado ao introduzir a senha-padrão do caixa. Foi possível mexer em todas as configurações e verificar o histórico de transações.

Resolvendo a situação

Os dois meninos levaram essa informação para uma filial do BMO (Bank of Montreal), o qual era responsável pelo caixa eletrônico em questão. A equipe do banco não acreditou no que os dois estavam contando, mas Hewlett e Turon fizeram questão de levar um funcionário até o local onde invadiram o sistema para provar que eles não estavam de brincadeira.

Conforme a informação do Edmonton Journal, os jovens até mesmo mudaram a saudação do caixa de “Bem-vindo ao BMO ATM” para “Caia fora. Este ATM foi invadido.” O gerente do banco chamou alguém da equipe de segurança para conferir o que havia acontecido e depois escreveu um bilhete para que os garotos pudessem explicar o que aconteceu, visto que eles estavam atrasados para a aula.

Para dar esclarecimentos, Ralph Marranca, um representante do Bank of Montreal, entrou em contato com o jornal local para relatar que nenhuma informação pessoal dos clientes havia sido exposta quando os jovens invadiram o caixa eletrônico.

Pelo visto, pode ser que muitos outros caixas do Canadá (e por que não pensar nas máquinas de todo o mundo) ainda estejam com senhas simples — e consequentemente são alvos fáceis. Você confia plenamente nos bancos? O que acha dessa história?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.