Como diferenciar cabos de iPhone originais dos falsos

1 min de leitura
Imagem de: Como diferenciar cabos de iPhone originais dos falsos
Imagem: O Futuro É Mac

Mesmo com tanta tecnologia, um dos itens da Apple que mais gera reclamação entre os consumidores são os cabos para os aparelhos. Além de serem extremamente frágeis, os acessórios custam uma fortuna, principalmente se comparados a outros carregadores disponíveis no mercado.

Pelo preço elevado, é natural que muitos usuários procurem por alternativas mais baratas. E é aí que começam os riscos: oferecendo valores bem abaixo da média, muitos estabelecimentos comercializam cabos falsos de iPhone, iPod e iPad se passando por verdadeiros. Os componentes, por sua vez, podem durar menos ainda e até danificar de forma permanente o iGadget. Então, como identificar uma peça original da pirata? Explicamos a seguir.

1. Embalagem

Todo cabo original da Apple possui o selo MFi (Made for iPhone) na embalagem. Isso vale tanto para os produtos vendidos pela Maçã quanto acessórios certificados de terceiros.

2. Cabos

Um cabo Lightning para USB da Apple tem as indicações "Designed by Apple in California" e "Assembled in China", "Assembled in Vietnam" ou "Indústria Brasileira" no cabo a aproximadamente 18 cm do conector USB. Já um cabo Lightning para USB certificado de terceiros costuma ter a marca da empresa na extremidade do conector. Há também um número de série de 12 dígitos no final do texto.

3. Conector Lightning

O conector do cabo Lightning também possui características que permitem diferenciar um acessório verdadeiro do falso, entre elas gravações a laser feitas no componente. De acordo com a Apple, o conector deve medir exatamente 7,7 mm por 12 mm, ter o encaixe na cor cinza em tom metálico e ter os contatos arredondados e lisos embutidos em uma peça única e regular. Note nas imagens abaixo que o conector falso é construído em mais de uma peça, tem os contatos quadrados e possui um encaixe na cor branca ou preta.

4. Conector USB

Outra diferença no conector é a saída USB, mas, neste caso, as distinções são mais visíveis. As travas são trapezoidais e têm espaçamento igual em relação à borda, os contatos são dourados e a superfície é lisa, uniforme e consistente.

5. Preço

Como já citamos, os produtos da Apple não são muito acessíveis com relação ao preço. Portanto, sempre desconfie de peças (novas ou usadas) vendidas por um valor muito abaixo do oficial no site da Maçã.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.