Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição
Avatar do autor

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Microsoft anunciou um grande número de novidades durante o Build 2013, evento que marca o lançamento de grandes novidades para os sistemas operacionais e softwares da empresa.

Uma das mudanças anunciadas para o Windows 8.1 tem a ver com a resolução da tela: por mais que muitas máquinas venham de fábrica com telas em altíssima resolução, a interface de usuário ficava muito pequena. O texto ficava difícil de ler e os botões de toque difíceis de acertar.

Agora, parece que a Microsoft finalmente vai resolver esse problema. O Windows 8.1 vai permitir a ampliação de até 200% dos elementos da interface de usuário — até o Windows 8 essa ampliação era limitada a 150%.

Essas mudanças vão afetar a Tela Iniciar e a área de trabalho do Windows 8.1, assim como os aplicativos first party. A Microsoft afirma que a mudança será gradual e, assim como já aconteceu nos dispositivos da Apple quando a empresa lançou as telas Retina, é preciso um tempo até que os desenvolvedores adaptem o suporte às altas resoluções em seus aplicativos.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O teclado virtual também será beneficiado pela nova tecnologia, porém os usuários não poderão alterar o seu tamanho. Quem fica responsável pelo escalonamento do teclado na tela é o fabricante do sistema, que poderá ajustá-lo conforme julgar necessário.

Para completar, uma mudança simples mas muito bem-vinda. Até agora, quem utilizava mais de um monitor com o Windows precisava trabalhar com a mesma escala de definição em todas as telas. Ou seja, imagine que você tenha dois monitores, sendo um de alta definição e outro comum.

Você aumenta a escala dos elementos na primeira tela para 150%, a fim de garantir mais conforto visual. O problema é que a segunda tela, que não é em alta definição, também passa a exibir a mesma escala, deixando com a interface de usuário absurdamente exagerada — e desconfortável.

A partir do Windows 8.1, será possível trabalhar com essa escala de interface independentemente, ou seja, você tem liberdade para ajustar os elementos como quiser.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Windows 8.1 terá suporte a displays de alta definição