Recorde: máquina resolve cubo mágico em apenas um segundo [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Recorde: máquina resolve cubo mágico em apenas um segundo [vídeo]

Máquinas capazes de resolver cubos mágicos podem até não ser novidade, mas o aparelho do vídeo acima certamente vai impressioná-lo por sua rapidez: ele consegue solucionar um cubo de Rubik em apenas 1 segundo – 1,019 segundo, para ser mais preciso, em sua melhor performance.

O funcionamento do mecanismo, criado por Jay Flatland e Paul Rose, é bastante simples. A máquina conta com seis servo-motores ligados ao bloco central de cada lado do cubo, que movimentam o brinquedo. Usando quatro webcams comuns posicionadas estrategicamente na tela, o aparelho identifica a posição de cada cor e, com a ajuda de um software de computador, analisa a melhor sequência de movimentos através de um algoritmo complexo.

Pode parecer um sistema simples até demais, mas parece que é exatamente isso o que torna o mecanismo tão eficiente. A prova disso, como você já deve ter visto no vídeo, é um aparelho capaz de resolver um puzzle em menos de dois segundos.

Se o número já parece impressionante assim, vale notar que ele se mostrou mais de três vezes mais veloz do que a máquina de LEGO detentora do recorde anterior, que era de 3,253 segundos. A diferença é ainda maior se compararmos com o recorde humano, feito pelo estudante Lucas Etter no fim de 2015, que é de 4,904 segundos.

Você já conseguiu resolver um cubo mágico? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.