Engenharia de brinquedo: veja a maior máquina de K’Nex já feita [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Engenharia de brinquedo: veja a maior máquina de K’Nex já feita [vídeo]

Nem só de LEGO vivem os fãs de brinquedos de construção. Por melhor que sejam os blocos de montar, alguns que preferem criar projetos mais complexos, com mecanismos variados, muitas vezes acabam apostando no K’Nex, que conta com um conjunto de barras, encaixes e engrenagens de plástico para gerar os dispositivos mais absurdos possíveis.

E que tipo de mecanismos esse K’Nex é capaz de montar? Basta ver o vídeo acima para ter uma ideia. Nele você pode conferir a maior máquina de K’Nex já construída: uma estrutura que ocupa “apenas” mil metros quadrados do enorme galpão da Brickmania, em Minneapolis, Minnesota, feita para deslocar bolas de plástico por um longo trilho.

O projeto, feito por Austin Granger, impressiona não apenas por seu tamanho, mas pela complexidade do projeto. Ele traz meia dúzia de loops, elevadores, plataformas móveis, corredores que mais parecem enormes montanhas-russas (algumas com direito a iluminações laterais de LED) e várias pontes – uma delas, inclusive, também é a maior ponte suspensa de K’Nex já feita.

Todo esse ambicioso projeto resulta, atualmente, em uma estrutura com 101.791 peças.

Muito a construir

Parece trabalhoso? Bem, não é surpresa, considerando que o próprio Granger perdeu conta do número de horas em que desenvolveu a estrutura. Mas ele garante que foram gastas bem mais de mil horas no projeto, durante os seis meses desde o início de sua construção. E muitas outras horas ainda devem ser investidas no mecanismo.

K'Nex ou LEGO: qual é melhor? De sua opinião no Fórum do TecMundo

De acordo com Granger, de fato, o brinquedo ainda está basicamente “em construção”. Os elevadores da máquina vão receber ramificações para outros trilhos, por exemplo; cada um deles levando a outras estruturas malucas. Junto disso, ele pretende montar uma enorme roda-gigante, bem como adicionar iluminação LED a toda a construção (esta capaz de reagir a diferentes tipos de música ou se adaptando a cores específicas para comemorar datas).

Esteja ela ainda em construção ou não, é impossível negar que a máquina é impressionante. E ela não é a única estrutura de K'Nex a nos deixar boquiabertos aqui no TecMundo, vale notar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.