Rodou! Justiça investiga venda de “spinners” e quer certificação do INMETRO

1 min de leitura
Imagem de: Rodou! Justiça investiga venda de “spinners” e quer certificação do INMETRO

Os fidget spinners, ou hand spinners, chegaram com tudo no Brasil depois de terem virado febre no mundo. Eles podem ser encontrados em tudo quanto é canto, de bancas de jornal a lojas de brinquedo, em diversos formatos, cores e materiais. Porém, sua popularidade repentina – especialmente entre crianças e jovens – despertou a preocupação do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC).

A grande maioria dos spinners disponibilizados para compra no mercado não possuem certificação: os brinquedos são importados da China por diversos meios

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Isso fez com que o Ministério da Justiça e Segurança Pública abrisse uma investigação para apurar irregularidades na venda dos spinners, que tem sido feita sem nenhum tipo de controle. Além disso, o MJSP afirma que, como todo brinquedo, os fidget spinners devem receber certificação do INMETRO para poderem ser comercializados legalmente.

Com isso, já podemos imaginar o tamanho do trabalho que o MJSP vai ter, visto que a grande maioria dos spinners disponibilizados para compra no mercado não possuem certificação: os brinquedos são importados da China por diversos meios e muitas vezes entram no país até de maneira ilegal, sem notas fiscais, geralmente pelo Paraguai.

Divertido e perigoso

Certificação obrigatória

Segundo o INMETRO, “o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação, e, consequentemente, ostentar o selo de identificação da conformidade (marca do Inmetro). Caso contrário, estará irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei”.

Brinquedos desse tipo não são recomendados para crianças menores de 6 anos, pois eles contêm peças pequenas que podem se soltar

O INMETRO afirmou que brinquedos desse tipo não são recomendados para crianças menores de 6 anos, pois eles contêm peças pequenas que podem se soltar e fazer mal para os usuários. Pais que estiverem em busca do spinner e encontrarem versões não certificadas podem denunciar a comercialização para a ouvidoria do INMETRO pelo telefone 0800 285 1818.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.