Ataques virtuais: cerca de mil tentativas são realizadas por dia no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Ataques virtuais: cerca de mil tentativas são realizadas por dia no Brasil

Você consegue imaginar a quantidade de ataques eletrônicos que acontecem todos os dias no Brasil? Pois uma pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) revela que o número de tentativas desse tipo de golpe fica perto de 1 mil a cada dia — sendo somados também os ataques com roubos de dados e propagação de códigos maliciosos.

Apenas 36% dos ataques partem de usuários que estão fora do Brasil, o que significa que 64% deles são realizados por crackers brasileiros. No ranking publicado pelo CERT.br, o tipo de ataque mais comum na internet brasileira é a utilização de códigos maliciosos para roubo de dados (com técnicas de phishing, por exemplo). Depois disso vêm os vírus que escravizam computadores para propagação de spam e ataques DDoS.

Para se manter livre desse tipo de ameaça, é recomendado que você instale aplicativos de segurança em seu computador. Clique aqui para acessar a página de antivírus disponíveis no Baixaki e mantenha seus sistemas sempre atualizados para corrigir possíveis brechas que existam no seu computador. Além disso, uma navegação consciente na internet é essencial.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.