Dados de abrangência da internet no país por Unidade da Federação. (Fonte da imagem: Divulgação/IBGE)

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada hoje apontou que o Brasil contou com 83 milhões de pessoas conectadas à internet no ano passado, o que representava 42% de toda a população do país. O crescimento em relação ao ano anterior foi de 6,8%. Com isso, 5,3 milhões de novos internautas começaram a navegar pela rede em 2012.

Os números do IBGE dão destaque para o crescimento do acesso nas regiões Norte e Nordeste, nas quais o índice mais cresceu. Os estados do Norte registraram um aumento de 12% em relação a 2011 e os do Nordeste bateram os 8,2% de crescimento, ambas as regiões superando a média nacional de 6,8%. Desde 2008, o instituto comenta que o aumento no número de usuários de internet no país cresceu 21,5%.

Ainda com esses resultados positivos, Norte e Nordeste podem ter apresentado esse crescimento por conta da saturação de outras regiões, combinado com o aumento da renda nesses locais. Com isso, esses estados devem ter taxas maiores até acompanharem a média nacional de disseminação da internet em residências, que ficou em 40% em 2012. Atualmente, apenas 23% das residências do Norte contam com acesso, enquanto 25% no Nordeste possui o serviço.

O IBGE destaca ainda que a faixa etária que mais registrou brasileiros com acesso à internet foi a dos adolescentes. 76,7% das pessoas com idades entre 15 e 17 anos usa a internet no Brasil.

Cupons de desconto TecMundo: