Rita Katz, diretora do Grupo de Inteligência SITE, comentou que um canal terrorista continua pedindo ataques nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Recentemente, a Polícia Federal prendeu mais de 10 suspeitos de ligações com o Estado Islâmico no Brasilum grupo no Telegram que divulgava instruções sobre como realizar ataques no país também foi descoberto.

"Canal 'Jihadi' está pedindo por ataques na #Rio2016. Postagens 'lembram' do evento ao lado de repostagens de 17 sugestões de ataques", escreveu a diretora do SITE.

Vale notar que a palavra "Jihadi" (ou Jihad, ou Jiade) é um conceito essencial do Islã. Atualmente, por causa de interpretações diversas, ela vem sendo usada para designar terroristas.

O grupo se chama Ansar al-Khilafah Brazil

As 17 sugestões de ataques já foram vistas no grupo do Telegram descoberto pelo SITE. No caso, os envolvidos com o ISIS indicam maneiras de se realizar atentados a aeroportos e meios de transporte públicos, esfaqueamentos, envenenamentos, sequestros de reféns e veiculações de falsas ameaças. Ainda, como obter armas no Brasil e causar acidentes de trânsito.

Como no Brasil o Estado Islâmico não está presente como um grupo organizado, Katz já citou que, via Telegram, os extremistas islâmicos convocam os "lobos solitários" — pessoas que acreditam na causa do ISIS, porém não possuem canal de comunicação com o grupo, podendo agir por conta própria — este grupo no app é chamado de "Ansar al-Khilafah Brazil".

Resposta do Brasil

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou uma nota oficial na época da descoberta do grupo no Telegram buscando tranquilizar a população:

"Todas as ameaças relacionadas aos Jogos Rio 2016 estão sendo minuciosamente apuradas, em particular as relacionadas ao terrorismo. Muitas são descartadas e as que merecem atenção são exaustivamente investigadas", comentou a Agência. "Devido à sensibilidade do tema, as ameaças são tratadas, de forma integrada, pelas unidades especializadas de enfrentamento ao terrorismo dos três eixos responsáveis pela Segurança dos Jogos Rio 2016 – Inteligência, Segurança Pública e Defesa".

SITE

Para finalizar a nota, a Abin acrescentou que "os órgãos responsáveis pelo planejamento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos" estão reafirmando "o seu compromisso com a garantia integral da segurança de todos os presentes ao grande evento".

Cupons de desconto TecMundo: