Você sabe qual é o significado da palavra e do símbolo do Bluetooth?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabe qual é o significado da palavra e do símbolo do Bluetooth?

Bluetooth é o nome dado à tecnologia de comunicação sem fio que permite a transmissão de dados e arquivos de maneira rápida e segura através de diversos tipos de dispositivos. Mas você já parou para pensar porque a tecnologia Bluetooth tem esse nome?

Quem conta a história do significado é Jim Kardach, que ajudou a criar a Bluetooth SIG (The Bluetooth Special Interest Group) – uma associação privada sem fins lucrativos que comanda o desenvolvimento da tecnologia – ao site de notícias EE Times.

Kardach relata que, em 1996, uma série de empresas procuravam padronizar a indústria em torno de um link de rádio de curto alcance para fazer conexões entre dispositivos, como smartphones, computadores, teclados, mouses, fones de ouvido, entre outros. Hoje tudo isso parece óbvio, mas, na época, nem existia.

Slide do século passado explicando as vantagens da conexão Bluetooth

União de tecnologias

A Intel contava com um programa chamado Business-RF; a Ericsson mantinha um chamado MC-Link; enquanto a Nokia contava com um programa chamado Low Power RF. As empresas estavam em discussão para descobrir qual a melhor maneira de conduzir um único padrão sem fio na indústria, a fim de evitar a fragmentação das tecnologias nesta área.

Logo, tornou-se evidente que era preciso manter um único nome para a tecnologia a fim de evitar confusões.  Em dezembro do mesmo ano, todos os envolvidos da SIG reuniram-se na fábrica da Ericsson, na Suécia, a fim de obter o acordo final da sociedade. E foi aí então que a Intel propôs que o SIG deveria ser chamado pelo codinome Bluetooth até a equipe de marketing apresentar o nome formal para a tecnologia.

Slide explicando o porquê do nome

Por que Bluetooth

Kardach também explica que o nome Bluetooth foi emprestado do rei Harald Blåtand (Bluetooth, em inglês), segundo rei da Dinamarca que, a partir do século 10, tornou-se famoso por unir a região da Escandinávia. Segundo ele, essa também era a intenção da tecnologia: unir o PC e a indústria de smartphones com uma ligação sem fios de curto alcance.

O nome Bluetooth seria portanto uma homenagem ao rei. Alguns estudiosos acreditam que o cognome tenha origem em duas palavras dinamarquesas: “Blå”, que significaria “homem de tez escura”, enquanto que “tan” significaria “homem notável”.

Logo, o cognome original significaria “homem notável de tez escura”. Porém, com o tempo o significado original teria sido substituído pelo significado fonético moderno, “dente azul”. Entretanto, a crença popular indica que o monarca realmente possuía uma cor azulada nos seus dentes.

Nomes concorrentes

Já o logotipo do Bluetooth é a união das runas nórdicas Hagall e Berkanan (imagem acima) , correspondentes às letras H e B do nosso alfabeto (uma referência bastante óbvia ao nome do rei Harald Blåtand).

Mas antes de Bluetooth ser adotado, alguns outros nomes foram sugeridos para a tecnologia: a Intel propôs Radio Wire e a IBM propôs PAN (Personal Area Networking). Ambos os nomes foram rejeitados, porque PAN contava com dezenas de milhares de resultados, já que era um nome bastante comum; enquanto que ninguém acabou pesquisando por Radio Wire  e o único nome pronto para lançamento a curto prazo era mesmo Bluetooth.

Então eles decidiram que usariam o codinome Bluetooth até entrarem em consenso para obter um nome oficial. Porém, o nome pegou na imprensa e depois de algum tempo tornou-se sinônimo de rádios de curto alcance. E assim a marca acabou sendo oficializada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.