iBeacons são aparelhos que você pode fixar em qualquer lugar permitindo assim que eles mandem sinais via Bluetooth para qualquer smartphone  com a finalidade de aprimorar sua localização ou contexto de alguma forma. Imagine uma loja de departamentos muito grande cheia desses aparelhos. Conforme você vai andando pelo lugar, seu celular pode avisar sobre produtos em promoção naquela seção, por exemplo.

Apesar de ser interessante e ter sido explorado pela Apple como um diferencial do iOS 7, esse método de localização funciona melhor com o Android, isso de acordo com a Aislelabs, que fez testes metódicos em laboratórios com aparelhos da Maçã e com os do Robô.

Seis aparelhos 

Os testes foram realizados com iPhones 4S, 5C e 5S, Nexus 4 e 5 e também com um Moto G. para a surpresa de todos, o aparelho da Motorola foi que mostrou o melhor desempenho geral ao escanear iBeacons. Os testes foram feitos com 0, 1, 7 e 10 unidades localizadoras por Bluetooth e os resultados foram representados nessa tabela.

Os gráficos representam a quantidade de gasto de energia de acordo com o aumento do número de iBeacons no ambiente. Fora isso, os aparelhos foram todos ajustados para fazer escaneamentos em tempo real, ou seja, uma vez por segundo.

Como você vê na tabela, o resultado no iPhone mais antigo é simplesmente absurdo comparado aos demais aparelhos, inclusive com os outros iPhones. Ainda assim, os resultados do Moto G e do Nexus 4 foram classificados como muito satisfatórios.

A Aislelab atribui esses resultados ao fato de aparelhos Android mais novos utilizarem um hardware mais moderno no seu sistema BLE (Bluetooth low-energy). Fora isso, a forma como o sistema operacional lida com esse componente também ajuda.

Cupons de desconto TecMundo: