Bluetooth 5.0 chega em breve com 4x mais alcance e o dobro da velocidade

1 min de leitura
Imagem de: Bluetooth 5.0 chega em breve com 4x mais alcance e o dobro da velocidade

A organização responsável pela padronização do Bluetooth, a SIG, fez um anúncio oficial lançando a versão 5.0 da tecnologia. Esse novo padrão deve trazer quatro vezes mais alcance do que o atual Bluetooth 4.1 e também dobrar a velocidade de transferência de dados.

Mesmo com essas melhorias em alcance e banda, o Bluetooth 5.0 vai consumir exatamente a mesma quantidade de energia do padrão atual, o qual foi basicamente uma revisão para tornar a tecnologia mais econômica do que em suas versões anteriores.

A Bluetooth SIG acredita que essas melhorias sejam especialmente importantes para dispositivos que sigam o padrão da Internet das Coisas, que deve consistir em diversos equipamentos domésticos conectados à web por meio de outras máquinas mais capazes, como smartphones, para automatizar algumas atividades do nosso dia a dia.

O Bluetooth 5.0 vai transformar a forma como as pessoas experimentam a Internet das Coisas

“O Bluetooth 5.0 vai transformar a forma como as pessoas experimentam a Internet das Coisas, tornando isso algo que acontece ao nosso redor de forma simples e sem dificuldades”, comentou em nota oficial o diretor executivo da SIG, Mark Powel.

A expectativa da organização é lançar o padrão entre o fim deste ano e o início do próximo. Com isso, empresas parceiras que utilizam a tecnologia poderão começar a produzir equipamentos que utilizarão o padrão, como smartphones, alto-falantes, equipamentos para a Internet das Coisas, além de transmissores do tipo beacon.

Foco em beacons

A função de transmissão sem pareamento do Bluetooth 5.0 também será bastante melhorada. Segundo a SIG, a capacidade será aumentada em oito vezes. Com isso, esses beacons poderão ser posicionados em lugares como aeroportos, shoppings, museus e outros.

Já existem aparelhos desse tipo em uso no mundo, mas eles possuem funcionalidade limitada atualmente, dada a baixa capacidade de transmissão de dados em pouco espaço de tempo para os usuários.

Com oito vezes mais capacidade, esses aparelhos poderão ser mais úteis, possibilitando que pessoas utilizem seus smartphones para navegar dentro de grandes prédios, como os exemplos citados. A SIG espera que, até 2020, mais de 371 milhões de beacons Bluetooth sejam vendidos.

Atualmente, existem mais de 8,2 bilhões de eletrônicos em funcionamento no mundo utilizando a tecnologia da organização. Recentemente, a SIG conseguiu alcançar 30 mil empresas associadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.