Como configurar o leitor de CD/DVD para assistir DVDs de outras regiões

2 min de leitura
Imagem de: Como configurar o leitor de CD/DVD para assistir DVDs de outras regiões

Aprenda a reproduzir discos de outras regiões no PC

Comprar produtos em outros países está cada vez mais comum. Depois dos eletrônicos, um dos itens mais importado por brasileiros são DVDs de filmes e, principalmente, shows ao vivo de artistas estrangeiros. O problema é que a maioria dos DVD players do mercado possui uma proteção que impede a reprodução de discos que não foram fabricados na região.

Dessa forma, não há como tocar discos gravados para uma região em um aparelho destinado a outra. Os drives de CD/DVD presentes nos computadores não vêm com nenhuma região configurada de fábrica. Ao usá-los pela primeira vez, automaticamente, ele será programado para a região do primeiro disco inserido.

Existem algumas maneiras de alterar essa configuração automática, mas é preciso ter cuidado, pois o número de modificações é limitado. Confira abaixo os passos necessários para mudar a região do seu drive de CD/DVD e, assim, reproduzir discos de outros países.

Mas primeiro...

Regiões? O que é isso afinal?

Quando um DVD é criado, ele é configurado para ser reproduzido apenas em aparelhos da região. Foi uma maneira que os estúdios responsáveis pelos direitos autorais de filmes, shows e artistas encontraram de ter maior controle sobre seus produtos. Além disso, há também a questão da pirataria. Com esses bloqueios, fica mais difícil a criação de cópias – em teoria.

O globo foi então dividido em seis grandes regiões para os DVDs e em três para Blu-rays. Confira a tabela abaixo para saber quais países fazem parte de cada uma das regiões. Vale lembrar que essa divisão vale também para os players de DVD e Blu-ray.

Regiões para o DVD

Regiões para Blu-ray

Existem aparelhos e discos programados para a região zero. Esses players são capazes de reproduzir DVDs de qualquer lugar, e os DVDs com essa programação podem ser executados sem problema algum em tocadores do mundo inteiro. É bem raro encontrar esse tipo de configuração, mas ela existe.

Como fazer o desbloqueio

ATENÇÃO: o processo de desbloqueio dos drives de CD/DVD pode ser executado no máximo cinco vezes durante toda a vida útil do dispositivo. Ao ser executado pela 5ª vez, o drive será bloqueado e a última região configurada será permanente, mesmo se reinstalar o Windows ou mover o dispositivo para outro computador.

Para começar o desbloqueio do drive, é preciso acessas as propriedades do dispositivo. Nos Windows 7 e Vista, isso pode ser feito através do próprio Menu Iniciar. Digite “gerenciador de dispositivos” no campo de busca e pressione a tecla Enter.

Acessando o dispositivo

Na janela que abrir, localize o item “Unidades de DVD/CD-ROM” e clique duas vezes sobre ele. O leitor de DVD presente em sua máquina será listado. Para acessar as configurações, selecione o dispositivo, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Propriedades”.

Agora, na tela que for exibida, acesse a aba “Região do DVD”. Fique atento ao campo “Alterações restantes” para saber quantas alterações você ainda pode fazer. Para alterar a região do drive, selecione o país desejado na lista que é exibida e pressione o botão “Ok”.

Escolha a região e bom filme

Pronto, agora você já pode reproduzir DVDs de outros países em seu computador sem problemas. Mas lembre-se de que a mudança de região só pode ser feita cinco vezes durante toda a vida útil de um drive.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.