Tira-Dúvidas: soluções para vídeos 3

3 min de leitura
Imagem de: Tira-Dúvidas: soluções para vídeos 3

Olá caros usuários e usuárias do Baixaki. Estamos de volta com mais um Tira-Dúvidas especial para sanar aquelas complicações com relação aos vídeos.

(Se você perdeu os outros Tira-Dúvidas de vídeos, confira: Tira-Dúvidas: Vídeos são a vítima da vez, Tira-dúvidas: Vídeos e Por que aquele filme em DVD não roda no meu computador?)

Dessa vez os problemas foram em relação à gravar os filmes de DVD (e em DVD), girar um vídeo e assisti-lo com a legenda certa. Confira as quatro dúvidas com as respostas para elas:

1. Gravando um DVD com filme e dados

“Boa noite

Queria saber se existe algum software gratis ou gratis para testar, que faça o seguinte:

Um Dvd que funcione no dvd player simples de casa, e no espaço livre dados que abram no computador, os arquivos de video são em .avi e um em .mpeg o mais importante e .avi mesmo.
Obrigado,


Rafael”


R: Olá Rafael. É o seguinte: quando você cria um DVD de filmes (aqueles especificamente para o DVD Player, com menus e tudo mais), é normal que o disco fique com duas pastas: VIDEO_TS e AUDIO_TS.

Então, contanto que você mantenha normalmente estas pastas no disco, seu DVD Player provavelmente vai ler o filme como sempre. Então, basta gravar seus arquivos no espaço que sobrar do disco. É possível usar um programa chamado Clone DVD para extrair essas pastas do disco do filme. Basta extraí-las e gravá-las de novo, mas dessa vez junto com os seus arquivos. (Se tiver dúvidas sobre como usar o Clone DVD, aqui você encontra um guia pra ele.)

Outra opção é simplesmente gravar os seus arquivos no formato MPEG. A maioria dos DVD Players reproduzem esse formato. Você pode usar um programa como o Format Factory para convertê-los para MPEG. Depois, se quiser gravar num DVD os arquivos, há um programa gratuito chamado Express Burn. Um abraço, Rafael.

2. Selecionando partes específicas do DVD

“Oi, gostaria de saber uma coisa: como fazer para que na hora em que for gravar um filme eu possa tirar extras, trailers...propagandas, etc..., e gravar somente o filme com audio e legendas sem nada mais. Onde devo desmarcar. Obrigado.
Modolo”


R: Modolo, como eu sugeri logo acima, o Clone DVD pode extrair qualquer parte que você desejar de um DVD. Basta marcar ou desmarcar as caixas desejadas e mandá-lo fazer o trabalho. Você encontra um guia para ele CLICANDO AQUI.

Um abraço.

3. Rotacionando vídeos

“Baixei o VirtualDub e estou com dificuldade para "rotacionar videos", se é isso que ele também faz.
 
Se possível, gostaria da vossa ajuda ou a dica de um outro programa mais simples, as vezes filmo com a câmera de lado e o resultado é um torcicolo (hehehehe).
 
Grato e um abraço,
Gilberto Rangel Lírio”


R: Olá Gilberto. Na verdade, a grande maioria dos programas mais simples de edição de vídeo trazem essa função como um efeito. O próprio Windows Movie Maker (que já acompanha o Windows XP e superiores) traz como um efeito. Basta adicionar o vídeo na linha do tempo, clicar com  o botão direito sobre ele e selecionar a opção Efeitos.

Depois, adicione o efeito  Girar (90°, 180°, 270° ou 360°).

Gilberto, um abraço.

4. Conflito de legendas

“Meu problema é o seguinte:

Eu ripei um filme (passei do dvd para o pc) de um amigo meu, só que a legenda era português de Portugal e eu só fui ver isto uma semana depois e como eu já tinha ripado, a legenda ficou fixa como se fosse parte do filme, então eu baixei uma legenda português do Brasil, porém quando eu executo o filme fica as duas legendas uma sobrepondo a outra.

Agora o que eu queria saber é como e com que programa eu posso colocar um tipo de "tarja preta" sobre a antiga legenda de Portugal durante todo o filme.

Obrigado!
Felipe Barbosa Lopes”


R: Olá Felipe. Caso a legenda esteja embutida no vídeo (não em um arquivo separado), não há um jeito certo de retirá-la. Entretanto, há uma possibilidade de você ter a legenda em um arquivo separado (no formato SUB ou SRT) e o programa esteja detectando o arquivo automaticamente. Aí é só excluir o arquivo correspondente à legenda em Português de Portugal e ficar com o arquivo da legenda Português do Brasil.

Até logo!

● ● ● ● ● ●

Bem, essas foram as dúvidas de hoje, espero de verdade ter ajudado não somente os que mandaram os e-mails, mas também outros que tinham a mesma dúvida. Mas, se você ainda tem alguma coisa relacionada à tecnologia e informática, e nem imagina o que é e/ou o que deve ser feito, mande um e-mail para:

Enviem perguntas!

Assim que as dúvidas chegarem, nós selecionamos as mais prováveis de serem problemas para vários usuários e as respondemos nessa seção. Então, mande a sua dúvida para nós e fique de olho!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.