Desmistificando o Orgulho Nerd

1 min de leitura
Imagem de: Desmistificando o Orgulho Nerd

O que é ser nerd? E por quê ser nerd pode ser bom para sua vida? Foi essa a pergunta que os criadores do blog e podcast Jovem Nerd fizeram para a plateia da palestra que os aguardava ansiosamente. Um dos maiores públicos do evento, diga-se de passagem.

A apresentação começou com Deive e Alexandre, os idealizadores do site, mostrando ícones que qualquer nerd deve conhecer como Akira, Steve Jobs, Linus Torvalds, a famosa Troll Face, e outros símbolos famosos. A cada slide, os blogueiros que fizeram as vezes de apresentadores de programa de auditório, arrancavam gritos, assovios e aplausos do amontoado de jovens nerds acotovelados entre o público.

A ideia por trás de mostrar todas as figuras era uma só: você pode ter orgulho de ser nerd pelas coisas que cada um gosta e toda a cultura envolvida por trás disso, porém o verdadeiro nerd é aquele que busca informação e faz o bom uso de tudo que aprende. Do contrário é só mais um geek que gosta das mesmas coisas que tantos outros gostam.

Para ilustrar a fala, Alexandre citou Marck Zuckerberg, criador do Facebook, como o bom nerd: empreendedor, idealista e disposto a usar o que aprendeu.

O debate, que começava a tomar ares de palestra motivacional, contou com dois convidados que são habitués dos podcasts Jovem Nerd: Eduardo Spohr e Marco Gomes. O primeiro é autor de um livro chamado “A batalha do Apocalipse” que tem mais de 70.000 exemplares vendidos e em breve será lançado também no exterior.

Eduardo contou que muitos personagens de seu livro foram retirados da época em que era um assíduo jogador de RPG. Um exemplo vivo de como ser nerd pode ser bom, quando bem trabalhado.

O outro participante, Marco Gomes, têm 24 anos e é fundador do Boo-Box, que é um sistema onde anunciantes incluem publicidade em postagens no Twitter dos usuários cadastrados, que são remunerados a cada postagem. Marco veio de uma comunidade carente e também é um bom exemplo de como ser nerd mudou a vida de uma pessoa.

Os participantes do debate responderam perguntas dos fãs e do público em geral e despediram-se dizendo que o verdadeiro orgulho nerd é insistir no que se quer fazer e lutar por isso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.