TV OLED vs TV QLED: afinal qual é a diferença?

3 min de leitura
Imagem de: TV OLED vs TV QLED: afinal qual é a diferença?
Imagem: Freepik

Ano após ano, o mercado de televisores investe em melhorias para oferecer produtos imperdíveis para os consumidores. E nesta Black Friday, diversas redes varejistas estarão a postos com descontos arrasadores para satisfazer a demanda deste setor.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao tipo de tela dos dispositivos, sobretudo por conta das novas tecnologias que são implementadas nos modelos mais novos. Atualmente, é possível, por exemplo, encontrar TVs OLED e TVs QLED. Quer saber a diferença entre elas? Confira logo abaixo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Entenda a diferença entre TV OLED e TV QLED

As smart TVs são compostas por diversas ferramentas interessantes. Por meio delas, é possível acessar os aplicativos das plataformas de streaming e assistir todo o conteúdo disponível com facilidade.

Nesse sentido, o tipo de tela também pode influenciar a experiência dos consumidores, como OLED e QLED, que se apresentam como as tecnologias mais avançadas do setor de eletrônicos nos últimos tempos.

Assim, os aparelhos de televisão OLED conseguem oferecer maior qualidade de imagem, se tornando referência nesse assunto, enquanto os dispositivos com a tecnologia QLED possuem mais brilho e intensidade. E mesmo com inúmeras questões eficientes para atender seus públicos, ambas as telas têm pontos positivos e negativos.

TV OLED: conheça mais detalhes do modelo

No mercado de eletrônicos, é possível encontrar aparelhos cada vez maiores em termos de televisores. Já pensou em acompanhar a Copa do Mundo em uma tela com mais de 80 polegadas? De certo modo, as TVs OLED são capazes de oferecer mais qualidade de imagem por operarem a partir de um outro meio para iluminar a matriz de pixels interna.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Com isso, as imagens ficam disponíveis a partir de níveis maiores de contraste e nitidez, com cores mais intensas e novas perspectivas de ângulos de visão. Nesse sentido, até mesmo quem for leigo no assunto vai notar uma grande diferença, principalmente na intensidade, visto que tons claros e escuros são ressaltados.

As TVs OLED ainda são conhecidas por um padrão mais uniforme em termos de qualidade, pois, além da imagem, também oferecem bons aparatos sonoros que são essenciais para uma experiência imersiva. Porém, essa tecnologia é um pouco mais cara que a oferecida nas TVs QLED e o preço final dos aparelhos são diretamente impactados.

De acordo com especialistas, a tecnologia OLED é perfeita para videogames, filmes, jogos de futebol e espaços mais amplos, como a sala da sua casa. Em um ambiente mais escuro, que pode até mesmo imitar uma sala de cinema, essa televisão certamente vai impressionar seus consumidores.

TV QLED: saiba tudo sobre esse tipo de aparelho

Funcionando com um display LED convencional, mas com ligação direta a pontos quânticos, as TVs QLED também geram imagens com nitidez e cores intensas, porém sua operação acontece de uma outra forma. Além disso, seus painéis internos são fabricados com mais facilidade em comparação à tecnologia OLED, o que, de certa maneira, deixa seu custo mais baixo e acessível.

Conforme mencionado anteriormente, a TV QLED apresenta níveis maiores de brilho, o que favorece bastante o contraste das imagens. Além disso, ela é perfeita para ser colocada em ambientes muito iluminados, pois mesmo com grande incidência de luz externa, será possível visualizar cada detalhe do que está sendo exibido na televisão.

Isso acontece por conta dos diodos específicos que emitem as luzes que formam as imagens, algo que é particularmente mais potente dentro dessa tecnologia. Apesar disso, os fabricantes recomendam que o brilho ajustável não fique sempre ativado em sua capacidade máxima para evitar desgastes e até perda de qualidade nos pixels.

Especialistas também alertam que, junto do preço mais acessível, a tecnologia QLED é mais duradoura, tendo em vista que há pouca variação de qualidade conforme o uso e menos chances de encontrar defeitos.

Afinal, qual TV comprar na Black Friday?

Se você chegou até aqui, já conferiu quais são os principais pontos positivos e negativos das duas tecnologias, certo? Enquanto a TV OLED é perfeita para quem busca uma experiência mais imersiva e qualidade invejável de imagem, a TV QLED consegue ser mais em conta sem deixar a desejar.

(Freepik/Reprodução)(Freepik/Reprodução)Fonte:  Freepik 

Durante a Black Friday 2022, é preciso ficar atento em todas as especificidades dos aparelhos disponibilizados nas redes varejistas, observando quais as suas vantagens e desvantagens. Comparar preços e pesquisar muito antes de fechar negócio pode ser algo essencial durante o processo de aquisições para evitar transtornos futuros.

Gostou do conteúdo? Então continue ligado aqui no TecMundo para saber mais sobre as ofertas e opções disponíveis no mercado de eletrônicos ao longo da Black Friday!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.