Black Friday 2022: como escolher o tamanho da TV ideal?

4 min de leitura
Imagem de: Black Friday 2022: como escolher o tamanho da TV ideal?
Imagem: Unsplash
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Oferecimento

Um dos sonhos de consumo de quem vai comprar na Black Friday são as televisões, que estão cada vez maiores e cheios de recursos. Normalmente, a maioria das pessoas quer logo comprar o maior modelo disponível dentro do seu orçamento, o que pode resultar em problemas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para diminuir as chances de erro, é importante conhecer algumas informações básicas a respeito do tamanho da smart TV e da distância de localização, entre outros fatores.

Quer saber o tamanho ideal para uma TV e aproveitar as melhores ofertas de televisão na Black Friday? Confira as dicas que preparamos, lembrando que a edição 2022 do evento acontece no dia 25 de novembro.

Como calcular o tamanho da TV?

Calculadas em polegadas, seguindo uma padronização internacional, as medidas das TVs podem causar confusão em algumas pessoas. Antes de mais nada, você precisa saber que não basta medir a largura e a altura para calcular o tamanho do televisor, sendo necessário medir o comprimento na diagonal.

Tendo em mente que uma polegada equivale a 2,54 centímetros, você deve multiplicar a quantidade de polegadas do modelo desejado para descobrir o tamanho da tela (ou simplesmente utilizar um conversor de polegada para metro). Uma TV 55 polegadas, por exemplo, tem 1,3 metro na diagonal.

Uma TV de 325 polegadas como a nova versão da LG precisa ser instalada em uma sala enorme.Uma TV de 325 polegadas como a nova versão da LG precisa ser instalada em uma sala enorme.Fonte:  LG/Divulgação 

Depois de calcular essa medida, fica mais fácil comprar o tamanho adequado para o ambiente em que você pretende instalá-la, levando em conta o espaço disponível na parede da sua residência ou imóvel comercial.

Atualmente, é possível encontrar TVs com menos de 30 polegadas, mas a smart TV 32 se tornou o tamanho inicial para os modelos inteligentes. A partir daí, temos as versões de 39, 40, 43, 47, 50, 55, 60, 65, 75, 85 polegadas e daí em diante, que variam conforme o fabricante.

Como escolher o tamanho de TV ideal?

As fabricantes recomendam escolher o tamanho da TV considerando a distância entre o local de instalação e o assento, ou seja, entre a tela e o sofá.

Isso permite ao usuário não forçar a visão para visualizar conteúdos em telas pequenas nem se sentir incomodado com a luminosidade e a grandiosidade do monitor caso as medidas sejam exageradas para a área disponível.

Vale analisar, também, a extensão do ambiente onde ficará a sua nova smart TV, seja na sala, quarto, cozinha, varanda ou qualquer outro cômodo.

De modo geral, as telas muito pequenas entregam resultados ruins em ambientes grandes, enquanto os modelos maiores não combinam com espaços reduzidos.

A distância entre o espectador e a TV é essencial para uma boa experiência.A distância entre o espectador e a TV é essencial para uma boa experiência.Fonte:  Freepik 

Tendo essas características em mente, descubra qual tamanho de TV é indicado para as suas necessidades:

TVs de até 32 polegadas

Disponível com resolução HD ou Full HD, a TV smart 32 polegadas ou menor é considerada pequena e geralmente custa mais barato, apresentando uma lista de recursos reduzida. Ela combina com locais como quarto de criança, cozinha e escritório.

TVs de 40 a 43 polegadas

As versões com tamanho intermediário, como a smart TV 43 polegadas, são boas alternativas para ambientes onde seja possível ter até 2 metros de distância entre o espectador e a televisão.

Outro detalhe é que na faixa acima de 40 polegadas, começam a aparecer as TVs 4K, trazendo uma imagem de melhor qualidade, mas com preço maior.

TVs de 50 polegadas ou mais

O ambiente permite distância de até 3 metros entre o usuário e o televisor? Então, vale apostar nas smart TVs de 49 e 50 polegadas, trazendo uma boa quantidade de recursos para melhorar a imagem, lembrando que essas telas maiores não devem ser usadas em lugares pequenos, pois causariam a sensação de pixelização.

Se o quarto, a sala ou outro local de instalação for grande, disponibilizando uma distância superior a 3 metros, o comprador pode optar por telas maiores.

A TV 55 polegadas e a TV 65 polegadas são algumas das que combinam com essas medidas, enquanto distâncias que chegam a 4 metros ou mais permitem escolher variantes de 75 polegadas ou superiores, como as TVs 8K.

Qual a distância ideal entre TV e sofá?

A distância recomendada entre TV e sofá deve ser cerca de 1,5 vez o tamanho da tela, no caso dos painéis que tenham até resolução Full HD. Medidas inferiores a essa podem causar uma experiência ruim, fazendo a imagem parecer granulada para o espectador.

Já nos modelos 4K, essa distância pode ser um pouco menor, caso não haja tanto espaço disponível, pois a tecnologia compensa a perda de qualidade causada pela maior aproximação à tela.

TVs maiores combinam com ambientes amplos.TVs maiores combinam com ambientes amplos.Fonte:  Unsplash 

Para facilitar a sua escolha nas ofertas de TV na Black Friday, uma dica interessante é considerar a seguinte tabela de distâncias de visualização recomendadas:

  • 32 polegadas: de 81 centímetros a 1,21 metro (4K); 1,21 metro (Full HD)
  • 40 polegadas: de 1,01 metro a 1,52 metro (4K); 1,52 metro (Full HD)
  • 42 polegadas: de 1,06 metro a 1,60 metro (4K); 1,60 metro (Full HD)
  • 48 polegadas: de 1,21 metro a 1,82 metro (4K); 1,82 metro (Full HD)
  • 50 polegadas: de 1,27 metro a 1,90 metro (4K); 1,90 metro (Full HD)
  • 55 polegadas: de 1,39 metro a 2,09 metros (4K); 2,09 metros (Full HD)
  • 60 polegadas: de 1,52 metro a 2,28 metros (4K); 2,28 metros (Full HD)
  • 65 polegadas: de 1,65 metro a 2,47 metros (4K); 2,47 metros (Full HD)
  • 75 polegadas: de 1,90 metro a 2,85 metros (4K); 2,85 metros (Full HD)

Já escolheu qual modelo de smart TV vai comprar na Black Friday? Siga as dicas acima e acompanhe os preços com antecedência para aproveitar os melhores descontos!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.