O que significa Black Friday? Descubra a origem do nome!

3 min de leitura
Imagem de: O que significa Black Friday? Descubra a origem do nome!
Imagem: Shutterstock

A Black Friday é bem conhecida por ser o período em que muitas promoções tentadoras aparecem para mexer com o desejo de compra dos consumidores. Contudo, pouquíssimos são aqueles que aproveitam as ofertas dessa data para pensar no que ela pode significar.

Afinal, o que significa Black Friday e qual a origem desse nome?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

De origem estadunidense, o evento acontece tradicionalmente um dia depois do Dia de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Também conhecido pelo nome em inglês Thanksgiving Day, esse feriado tem como objetivo agradecer tudo de bom que aconteceu no ano, além de aproveitar bons momentos com a família.

Para o dia seguinte a essas celebrações se transformar no evento que conhecemos houve um grande processo. Na verdade, pouco se sabe sobre a real origem da Black Friday, já que há inúmeras histórias e muitas delas são bastante confusas.

Confira mais sobre o que significa Black Friday e conheça uma das possíveis origens da data.

O que significa Black Friday?

A origem da Black Friday nada tem a ver com promoções.A origem da Black Friday nada tem a ver com promoções.Fonte:  Shutterstock 

O termo Black Friday significa, em inglês, Sexta-feira Negra e é o nome da data comercial que conta com diversas promoções. Porém, nem sempre ela teve a conotação comercial que conhecemos hoje.

Na realidade, a expressão era associada a eventos ruins, como crises financeiras, catástrofes, guerras e muitos outros acontecimentos que se destacam por conta de sua negatividade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, assume-se que o termo Black Friday foi usado pela primeira em 1869. Isso aconteceu quando Jay Gould e James Fisk, dois especuladores mal-intencionados, tentaram tomar o controle do mercado de ouro do país por meio de manobras ilícitas e acabaram gerando uma pequena crise financeira que prejudicou todo o mercado.

Qual a origem da Black Friday?

Foi com o passar dos anos que o evento ganhou conotação comercial.Foi com o passar dos anos que o evento ganhou conotação comercial.Fonte:  Shutterstock 

A origem da Black Friday foi em meados do século 19, em que a expressão começou a perder sua conotação negativa, mas isso aconteceu aos poucos.

Em 1863, Abraham Lincoln, então presidente dos Estados Unidos, declarou que o Dia de Ação de Graças seria um evento anual e celebrado na última quinta-feira de novembro. O feriado era comemorado desde o século 17, mas não tinha uma data específica.

Além de um período de agradecimentos, o Thanksgiving Day é o último feriado antes do Natal, motivo pelo qual muitos aproveitam a data para fazer compras.

Em uma manobra para favorecer o comércio, o Presidente Franklin Roosevelt, em 1939, determinou que o Dia de Ação de Graças não aconteceria mais na última quinta-feira do mês, e sim na quarta quinta-feira de novembro. Isso garantiria aos comerciantes uma semana extra de compras antes do Natal.

A consequência natural dessa decisão foi um aumento expressivo na movimentação do comércio, o que era somado com as pessoas retornando para casa após o feriado.

Assim, os dias posteriores ao Thanksgiving Day, especialmente o dia seguinte, uma sexta-feira, começaram ser considerados caóticos ou muito conturbados.

Origem da data comercial Black Friday

Hoje a Black Friday é sinônimo e compras e ofertas.Hoje a Black Friday é sinônimo e compras e ofertas.Fonte:  Shutterstock 

O tempo novamente se encarregou de ajudar a fazer que os "dias negros" perdessem a conotação negativa. Apesar da loucura nas ruas e nas estradas, a sexta-feira após o feriado era uma data importante para o comércio por conta do aumento expressivo nas vendas.

Conta-se que os comerciantes deixavam de usar as canetas vermelhas para marcar os prejuízos e começavam a usar canetas pretas para contar os lucros. Eis aí mais um argumento apontado para a ligação da Black Friday com o período de compras.

A partir dos anos 1980, a sexta-feira após o Thanksgiving Day já era considerada por muitos um dos melhores dias para as compras.

Mas foi somente a partir dos anos 1990 que o termo começou a se popularizar, e nos anos 2000 a data já era a mais importante do comércio norte-americano.

Graças ao processo de globalização e à dependência cada vez maior entre a economia de várias nações, a Black Friday logo se tornou um evento em diversos países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 e tem crescido a cada ano.

Hoje a Black Friday ainda é celebrada na quarta quinta-feira do mês e é considerado em muitos países como o dia mais importante do ano para o comércio.

Quando acontecerá a Black Friday 2022?

A Black Friday 2022 ocorrerá no diaO que significa Black Friday? Descubra a origem do nome!. Mesmo período da Copa do Mundo de futebol. O TecMundo já preparou diversos conteúdos e também um esquenta com uma goleada de ofertas para você aproveitar à partir de hoje.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.