Por que a Black Friday tem esse nome?

3 min de leitura
Imagem de: Por que a Black Friday tem esse nome?
Imagem: Shutterstock
Avatar do autor

A Black Friday é bem conhecida, período em que muitas promoções tentadoras aparecem para mexer com o desejo de compra dos consumidores, porém pouquíssimos são aqueles que aproveitam as ofertas dessa data para pensar o que ela pode significar. Afinal, por que a Black Friday tem esse nome e o que ele significa?

De origem estadunidense, o evento acontece tradicionalmente um dia depois do Dia de Ação de Graças, que é celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Também conhecido pelo nome em inglês Thanksgiving Day, esse feriado tem como objetivo agradecer tudo de bom que aconteceu no ano, além de aproveitar bons momentos com a família.

Para o dia seguinte a essas celebrações se transformar na Black Friday que conhecemos houve um grande processo. Na verdade, pouco se sabe sobre a real origem do evento, já que há inúmeras histórias e muitas delas são bastante confusas.

De onde surgiu o termo?

A origem da Black Friday nada tem a ver com promoções.A origem da Black Friday nada tem a ver com promoções.Fonte:  Shutterstock 

O termo Black Friday, que significa literalmente Sexta-feira Negra, nem sempre teve a conotação comercial que conhecemos hoje. Na realidade, a expressão era associada a eventos ruins, como crises financeiras, catástrofes, guerras e muitos outros acontecimentos que se destacam por conta de sua negatividade.

Nos Estados Unidos, por exemplo, assume-se que o termo Black Friday foi usado pela primeira em 1869, quando Jay Gould e James Fisk, dois especuladores mal-intencionados, tentaram tomar o controle do mercado de ouro do país por meio de manobras ilícitas e acabaram gerando uma pequena crise financeira que prejudicou todo o mercado.

Black Friday tomando forma

Foi com o passar dos anos que o evento ganhou conotação comercial.Foi com o passar dos anos que o evento ganhou conotação comercial.Fonte:  Shutterstock 

Foi somente em meados do século 19 que a Black Friday começou a perder sua conotação negativa, mas isso aconteceu aos poucos. Em 1863, Abraham Lincoln, então presidente dos Estados Unidos, declarou que o Dia de Ação de Graças seria um evento anual e celebrado na última quinta-feira de novembro. O feriado era comemorado desde o século 17, mas não tinha uma data específica.

Além de um período de agradecimentos, o Thanksgiving Day é o último feriado antes do Natal, motivo pelo qual muitos aproveitam a data para fazer compras. Em uma manobra para favorecer o comércio, o Presidente Franklin Roosevelt, em 1939, determinou que o Dia de Ação de Graças não aconteceria mais na última quinta-feira do mês, e sim na quarta quinta-feira de novembro. Isso garantiria aos comerciantes uma semana extra de compras antes do Natal.

A consequência natural dessa decisão foi um aumento expressivo na movimentação do comércio, o que era somado com as pessoas retornando para casa após o feriado. Assim, os dias posteriores ao Thanksgiving Day, especialmente o dia seguinte, uma sexta-feira, começaram ser considerados caóticos ou muito conturbados.

Sinônimo de promoções

Hoje a Black Friday é sinônimo e compras e ofertas.Hoje a Black Friday é sinônimo e compras e ofertas.Fonte:  Shutterstock 

O tempo novamente se encarregou de ajudar a fazer que os "dias negros" perdessem a conotação negativa. Apesar da loucura nas ruas e nas estradas, a sexta-feira após o feriado era uma data importante para o comércio por conta do aumento expressivo nas vendas. Conta-se que os comerciantes deixavam de usar as canetas vermelhas para marcar os prejuízos e começavam a usar canetas pretas para contar os lucros. Eis aí mais um argumento apontado para a ligação da Black Friday com o período de compras.

A partir dos anos 1980, a sexta-feira após o Thanksgiving Day já era considerada por muitos um dos melhores dias para as compras, mas foi somente a partir dos anos 1990 que o termo começou a se popularizar, e nos anos 2000 a data já era a mais importante do comércio norte-americano. Graças ao processo de globalização e à dependência cada vez maior entre a economia de várias nações, a Black Friday logo se tornou um evento em diversos países. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2010 e tem crescido a cada ano.

Hoje o evento ainda é celebrado na quarta quinta-feira do mês e é considerado em muitos países como o dia mais importante do ano para o comércio.

Este conteúdo é um oferecimento de Motorola

News de tecnologia e negócios Deixei seu email aqui, e welcome to the Jungle.
Por que a Black Friday tem esse nome?