Como comprar na Black Friday sem passar aperto no cartão de crédito

2 min de leitura
Imagem de: Como comprar na Black Friday sem passar aperto no cartão de crédito
Imagem: Shutterstock

A edição 2020 da Black Friday, um dos maiores eventos do e-commerce mundial, vai acontecer em 27 de novembro e deve trazer ofertas imperdíveis. Depois dessa data e das ofertas que vão surgir no fim de semana, a Cyber Monday vai ajudar a manter as compras online aquecidas.

Será que você está preparado para esse período de promoções, especialmente se pretende usar o cartão de crédito?

Ainda faltam alguns dias, mas a recomendação é ir se preparando para o período de compras. Além de fazer o básico, como separar uma lista do que se pretende adquirir e ter cadastro antecipado em algumas lojas, há outras boas práticas que podem ajudá-lo a não passar apertos no uso do cartão de crédito.

Compare preços e planeje suas compras

Comparar preços é fundamental para aliviar as contas do cartão de crédito.Comparar preços é fundamental para aliviar as contas do cartão de crédito.Fonte:  Shutterstock 

A dica fundamental de qualquer compra é muito válida para a Black Friday. A questão é que boa parte dos consumidores acaba não comparando preços por acreditar que as ofertas encontradas são necessariamente as mais baixas. Só porque um produto está com 50% de desconto não significa que é o mais barato; pode ser que uma porcentagem maior esteja sendo oferecida por outra loja, o que demonstra que pesquisar e comparar preços é essencial também na Black Friday.

Além disso, recomendamos planejar as compras no cartão de crédito. Tenha certeza de que o limite da conta não vai ser atingido e que você terá condições de pagar por tudo o que pretende adquirir.

Evite parcelar (ou parcelar em muitas vezes)

Evite parcelar as compras da Black Friday em muitas vezes.Evite parcelar as compras da Black Friday em muitas vezes.Fonte:  Shutterstock 

Embora o parcelamento seja uma opção para adquirir certos produtos, pode não ser uma boa ideia dividir as contas em épocas como a Black Friday. Nesse período, que também considera o Natal e as festividades de fim de ano, as contas tendem a aumentar, o que significa o comprometimento de boa parte do orçamento.

O ideal é comprar os produtos à vista ou parcelar em poucas vezes, para não acabar descobrindo que vai faltar dinheiro para pagar a fatura. E é nesse sentido que damos a última dica.

Pague o valor total da fatura

Dê preferência para o pagamento integral da fatura do cartão de crédito.Dê preferência para o pagamento integral da fatura do cartão de crédito.Fonte:  Shutterstock 

Depois de aproveitar todos os descontos e fazer as compras na Black Friday, vai chegar a hora de pagar a conta. Ninguém consegue fugir da fatura do cartão de crédito e, se não houve planejamento, pode ser que o boleto tenha um valor assustador.

Mesmo diante de uma fatura acima do esperado, a melhor sugestão é quitá-lo integralmente, pois quem opta por pagar apenas o valor mínimo acaba lidando com uma das maiores taxas de juros do mercado. Assim, a compra que antes era vantajosa por causa do desconto acaba saindo mais cara devido ao pagamento parcelado da fatura.

Este conteúdo é um oferecimento de Motorola

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.