Blackberry Passport? Veja 7 celulares quadrados do passado

2 min de leitura
Imagem de: Blackberry Passport? Veja 7 celulares quadrados do passado
Imagem: BlackBerry

A BlackBerry surpreendeu na semana passada quando apresentou o Passport, um celular com tela quadrada — algo que não era visto há algum tempo.

Esse tipo de aparelho é voltado para o perfil do público da fabricante: quem usa o celular mais para trabalhar com planilhas e documentos de texto, não com conteúdos multimídia.

Há alguns anos, entretanto, a tela quadrada foi moda. Várias fabricantes lançaram um modelo com display de lados iguais e, na maioria das vezes, com a carcaça sendo também um quadrado. A imensa maioria foi esquecida, mas você pode relembrá-los pela lista abaixo, feita pelo Phone Arena.

Nokia 7705 Twist

Esse modelo apareceu também na lista de aparelhos mais esquisitos já feitos pela Nokia — e com motivos. O flip que revela o teclado é lateral e ele conta com apenas 1,52 cm de espessura. O Contact Ring, que fica no canto direito do aparelho, tem uma LED que pisca em várias cores para servir de notificação. A câmera tem 3 MP e havia suporte para streaming de áudio e vídeo.

Motorola FLIPOUT

A Motorola também entrou na briga com um modelo muito parecido com o da Nokia, com flip lateral. A tela ocupava quase todo o espaço do aparelho, entretanto. O sistema operacional era o hoje jurássico Android 2.1, enquanto o processador single-core tinha 720 MHz.

LG Lotus

O modelo da LG é um pouco diferente dos demais por apresentar um teclado QWERTY que é ativado em forma de flip, como era moda há alguns anos. O aparelho conta com uma tela TFT de 2,4", bateria de 900 mAh e câmera de 2 MP — especificações que já podem ser consideradas modestas mesmo no ano de lançamento do smartphone, em 2010.

Nokia X5-01

Tirando o BlackBerry Passport, este é o aparelho mais recente da lista, lançado em 2011. Seus destaques incluíam a presença de 3G e WiFi, além do design inovador e do teclado QWERTY. O preço de lançamento no mecado brasileiro foi de R$ 599.

Samsung CLEO

Esse celular de tela quadrada com flip da Samsung era destinado ao público feminino, disponível nas cores rosa, champagne e azul claro. Há um teclado QWERTY completo "para enviar mensagens de texto velozes", suporte a cartão de 8 GB com músicas carregadas e câmera de 1,3 MP. Pesando apenas 95 g, ele poderia ser carregado tranquilamente na bolsa.

BenQ Z2

A BenQ é mais famosa pela produção de eletrônicos como câmeras digitais — por isso, o visual bizarro do celular acima não é nenhuma surpresa. As teclas numéricas são laterais e parecem difíceis de serem identificadas. A câmera de 1,3 MP e os alto-falantes eram o destaque, mas só 60 MB eram armazenados internamente (sem contar um cartão micro SD).

Microsoft Kin

Lançado em 2010, o Kin foi um dos maiores fracassos da história da Microsoft: as vendas foram finalizadas após somente 48 dias por conta de problemas de software e baixa adesão do público. Focado em redes sociais e com teclado deslizável para baixo, o aparelho tem tela quadrada, mas uma superfície curva bastante fora do convencional. Há quem diga que a empresa demorou tanto para acertar o rumo com o Windows Phone por conta do "trauma" causado por este aparelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.