BlackBerry Z10 versus asfalto: quem leva a melhor?

1 min de leitura
Imagem de: BlackBerry Z10 versus asfalto: quem leva a melhor?

O BlackBerry Z10 mal foi lançado e já tem muita gente querendo colocar as mãos no smartphone para conhecer todas as suas funcionalidades. No entanto, enquanto você não vê a hora de fazer isso, já tem gente jogando-o no asfalto.

Mas calma, isso não quer dizer que o celular seja ruim. Na verdade, trata-se de mais um teste de resistência, daqueles que as pessoas exercem o desapego e jogam novidades tecnológicas no chão para ver se elas são, literalmente, duras na queda. E, por mais triste e doloroso que seja assistir a isso — atenção, cenas fortes! —, é algo que pode ajudá-lo a tomar mais cuidado no futuro.

No caso do Z10, o pessoal do site Mashable desenvolveu uma metodologia bem detalhada para verificar o quão durável pode ser o smartphone. No caso, eles simularam quedas da altura do bolso, da cabeça do usuário — para o caso de mão vacilar durante uma ligação — e de uma distância um pouco maior, como se alguém tentasse se esticar para tirar uma foto mais ousada. Além disso, eles usaram três tipos de superfície: carpete, madeira e asfalto.

Tristes resultados

Na primeira bateria de testes, o BlackBerry Z10 se saiu relativamente bem. Ao cair sobre um tapete de um apartamento, ele quase não sofreu nenhum tipo de dano sério. A única avaria acontece quando ele cai de uma altura maior, o que faz com que a tampa que protege a bateria se abra levemente.

Já na madeira, os resultados são um pouco mais severos, mas nada que traga prejuízos. Assim como no carpete, o smartphone também se abre, embora de maneira um pouco mais intensa. Pelo menos, ele continua funcionando.

Mas o mesmo não pode ser dito quando o descuido acontece no meio da rua. Durante a simulação da queda durante a ligação, o BlackBerry Z10 se desmonta por completo, espalhando capa, carcaça e bateria para todos os lados. E como se isso não bastasse, a própria tela é inteiramente danificada, com enormes rachaduras em toda a superfície. E apesar de ele ainda ligar, a touchscreen não funciona mais, o que deixa o aparelho totalmente inutilizável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.