O laboratório de Controle de Sistemas Autônomos Distribuídos, do Instituto Federal de Tecnologia da Suíça em Zurique desenvolveu um robô voador capaz de rebater de forma precisa bolas lançadas pelos pesquisadores. Além de demonstrar uma ótima detecção de movimento, os aparelhos mostram bastante precisão na hora de devolver os objetos.

Os dois quadricópteros desenvolvidos pela equipe do professor Raffaelo D’Andrea foram testados na Arena de Máquinas Voadores do instituto. Os aparelhos foram fabricados usando somente peças desenvolvidas pelos próprios pesquisadores, e contam com um sistema de controle totalmente personalizado.

O responsável por providenciar toda a precisão aos robôs voadores é o sistema de captura de movimentos Vicon, que fornece dados de localização que permitem uma movimentação extremamente dinâmica. Atualmente, não há muita utilidade para os quadricópteros além de servir como tenistas amadores - porém, o avanço tecnológico que eles representam nos lembram que podemos estar bem próximos de um futuro em que as máquinas dominem a humanidade.

Cupons de desconto TecMundo: