Sad Satan, o jogo aterrorizante e perturbador das profundezas da Deep Web

4 min de leitura
Imagem de: Sad Satan, o jogo aterrorizante e perturbador das profundezas da Deep Web

O streaming de jogos de terror é uma moda divertida: você se assusta com os sustos provocados e até pula junto com o jogador, além de dar risada das reações de quem faz a transmissão. Porém, um novo game do gênero que surgiu na internet nos últimos dias não provoca isso — ele é um horror puro, psicológico, perturbador e diferente do que vemos por aí.

Trata-se de Sad Satan, um jogo em preto e branco que foi visualizado pela primeira vez no canal do youtuber Jamie Farrell, do Obscure Horror Corner. Ele afirma que o game foi enviado por um fã e originalmente postado na Deep Web, aquele espaço que concentra páginas não indexadas pela "internet normal" — e que, como o TecMundo já explicou, pode ser uma experiência bem desagradável por conta de atividades ilícitas e perturbadoras.

Jamie diz que rodou um antivírus no game antes e, com tudo aparentemente limpo, iniciou a gravação de vídeos para o canal. O que aconteceu depois foi a experiência que mais fez gelar a espinha desse especialista em terror.

À beira da loucura

O jogo não é bem feito, mas esse não é o propósito de Sad Satan. Basicamente, você deve andar por corredores que parecem sem fim, sem saber exatamente qual o mapa, quem você controla ou se há alguma história por trás da caminhada. Não há inimigos, armas, itens, nada. Só a solidão — e isso gera mais medo do que zumbis, alienígenas ou assombrações.

O mais aterrorizante está na ambientação. Do nada, você começa a ouviu a reprodução de um áudio perturbador, bem possivelmente de trás para frente. Flashes na tela sempre parecem revelar alguma coisa diferente. O youtuber não fala absolutamente nada, deixando tudo ainda mais imersivo. Mais tarde, em uma entrevista, o rapaz alegou que seu computador começou a se comportar de maneira esquisita durante a transmissão e que ele deletou o arquivo por se sentir ameaçado por... algo.

Você abre essa porta com a chave da imaginação. Além dela há outra dimensão, de som, de visão, da mente. Você vai a uma terra de tanto sombra quanto substância, coisas e ideias - Rod Serling em Além da Imaginação

A "Parte 2" da transmissão apresenta gráficos mais nítidos e mais vozes perturbadoras — incluindo gritos que parecem extremamente realistas e um fantasma (?) que deixa até mesmo os mais corajosos com um pouco de receio. O cenário é um levemente mais identificável e há até comandos para abrir portas.

Ao todo, são cinco partes do gameplay. Você pode conferir todas no canal de Jamie. Para a experiência completa, recomendamos o uso de fones de ouvido, reprodução em tela cheia e um cômodo escuro.

Em busca do oculto

Uma seção inteira no Reddit já está dedicada a decifrar todas as mensagens enigmáticas de Sad Satan, além de tentar rastrear a origem do game — algo bem complicado, especialmente se ele realmente surgiu da Deep Web. Clique aqui para acessá-la.

Para começar, em algumas das partes do vídeo, telas em branco com caracteres em Unicode surgem rapidamente. A tradução não é precisa, mas revela um pouco mais do conteúdo doentio do game.

Mensagens como "Você está na minha lista", "quinta vítima" e "Eu posso te rastrear" surgem na tela em código.

Durante uma fração de segundo, surgem algumas fotos: uma ilustração que remete ao demônio Baphomet, outra que mostra John F. Kennedy instantes antes de ser assassinado e uma do príncipe Franz Joseph, da casa Thurn e Taxis, em meio a uma coleção de chifres de antílope — posicionado estrategicamente à frente de um deles, ganhando um ar ainda mais diabólico.

Entre os áudios, uma música de Led Zeppelin ao contrário e trechos de discursos de Charles Manson e Adolf Hitler. Trechos de tranmissões de espiões poloneses também são identificados.

Temas como ocultismo e satanismo são os mais frequentes, mas algumas referências esparsas ao abuso de crianças também aparece, segundo alguns dos analistas — justamente um dos temas existentes na Deep Web. Afinal, qual a intenção do criador dessa maluquice?

A palavra dos céticos

Há também um grupo de céticos que acredita que tudo não passa de um ARG (jogos de realidade aumentada, que eram moda há alguns anos), marketing para outro produto (assim como a brincadeira do "Charlie, Charlie") ou pura invenção do youtuber para gerar seguidores para o canal. Essa terceira via está cada vez mais forte no Reddit. Para começar, eles alegam que o link em formato ONION para que o game seja acessado a partir do navegador TOR é falso.

Depois que as primeiras partes do gameplay foram postadas, uma versão aparentemente baixável de Sad Satan surgiu em um board do 4chan, postando por um sujeito que se autodenomina ZK — o mesmo que teria enviado o link para Jamie. Porém, aparentemente, trata-se apenas de (mais uma) brincadeira de mau gosto do local, pois o executável está cheio de arquivos malicioso e fotos de conteúdo adulto ilegal. O "clone" também não teria o mesmo conteúdo transmitido no canal.

O usuário blinstark, do Reddit, pegou o "clone" e tirou as imagens ilegais ou perturbadoras, criando uma nova versão jogável e limpa do game. É possível encontrá-lo para download, mas recomendamos que você fique apenas com os gameplays postados no YouTube.

O que podemos concluir até agora? Mesmo que seja somente um fake criado por Jamie para promover o canal, Sad Satan já é um daqueles mitos da internet, que serão contados em rodas de amigos e fóruns durante um bom tempo ou até que a eventual farsa seja desmascarada. Mas uma coisa não se pode negar: trata-se de um conteúdo absurdamente perturbador e assustador, como há muito tempo não se via na rede.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.