Quando você está envolvido em compra e venda de produtos ilegais, não tem a quem recorrer se for enganado por fornecedores, certo? E esse parece ser o caso do momento, porque a Alphabay, uma das grandes lojas de drogas da deep web, saiu do ar nesta quarta-feira (5) e deixou no ar suspeitas de um golpe milionário.

Alguns usuários foram ao Reddit e ao Twitter reclamar do sumiço repentino do controverso serviço das profundezas da rede e levantando a possibilidade de trapaça. A origem da dúvida é uma transação financeira milionária de bitcoins — mais precisamente, uma movimentação de US$ 3,7 milhões —, com muita gente ligando esse evento ao sumiço da Alphabay.

Será que é golpe?

A Alphabay sair do ar não é algo surpreendente, porque isso é relativamente comum, mas o esvaziamento de uma carteira virtual de bitcoins dá ar de estranheza ao fato. Contudo, como esse tipo de transação pode ser realizado de maneira anônima, é difícil cravar que os dois eventos estão conectados e que tudo se trata de um grande golpe.

Assim, outras pessoas usaram tanto o Reddit quanto o Twitter para emitir posições mais ponderadas sobre o tema, alegando que não há evidências que liguem os dois casos.

Retomando o raciocínio exposto na primeira linha desta notícia, golpes na deep web, especialmente quando está envolvida a comercialização de produtos ilegais, não chegam a ser novidade. Em 2015, a loja Evolution, grande rival da Silk Road, outro clássico da venda de drogas na “web profunda”, também saiu do ar e deu um golpe de US$ 12 milhões em seus clientes.

Mas será que dessa vez foi golpe? Só o tempo dirá. É preciso aguardar o desenrolar dos fatos para saber se a Alphabay retoma a “normalidade” ou se ela se foi para sempre, assim como os milhões de dólares de seus clientes.

Cupons de desconto TecMundo: