Tech Tats: tatuagens pintam placa de circuitos em seu corpo [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Tech Tats: tatuagens pintam placa de circuitos em seu corpo [vídeo]

Uma nova ideia apresentada pela empresa Chaotic Moon Studios promete trazer uma nova abordagem para tecnologias de monitoramento de saúde. A ideia é que, no lugar de utilizar dispositivos como smartwatches ou mesmo aparelhos hospitalares, em casos mais graves, as pessoas simplesmente utilizem tatuagens eletrônicas temporárias – assim chamadas por eles de “Tech Tats”.

Pode parecer uma ideia estranha, mas basta assistir ao vídeo acima para ter uma ideia de todo o potencial dessa tecnologia. Em resumo, a proposta permite a criação de um sistema complexo para realizar todo tipo de processo, utilizando uma tinta condutora que transforma sua pele em uma enorme placa de circuitos.

O método de uso desse dispositivo é surpreendentemente simples. Quem já colocou uma daquelas tatuagens que vêm em chicletes vai achar o processo bem familiar: é só aplicar uma folha com a Tech Tats em algum lugar da pele, deixar ali por alguns minutos e depois retirá-la para ter sua tatuagem-circuito pronta e operante.

De monitor de saúde a pendrive portátil

As aplicações para as Tech Tats, por sua vez, são diversas. Utilizando alguns sensores contidos nos chips da tatuagem, o software seria capaz de analisar sua temperatura, por exemplo, e exibir os dados através de LEDs embutidos – estes são ativados com um toque em outro ponto dos circuitos.

Todas as informações de sua saúde, por sua vez, são armazenadas com a ajuda de um chip ATtiny85 e podem ser exibidas através de um app mobile por conexão Bluetooth de baixa energia. Junte isso ao fato de que a tatuagem poderá durar vários meses e é difícil negar o potencial do Tech Tats.

Vale notar que essa tatuagem não está limitada a um simples monitoramento. Um exemplo citado por Eric Schneider, tecnólogo criativo da empresa, é no sistema de segurança dos bancos, que pode nos oferecer uma opção mais discreta e segura de realizar transações do que no caso de seu cartão.

Com a Tech Tats você pode carregar sua informação na sua pele. Quando você quiser informações de seu cartão de crédito ou de sua identidade, você poderá puxar isso automaticamente através do sistema

“Nós carregamos nossas carteiras por aí, e elas são muito vulneráveis. Com a Tech Tats você pode levar sua informação na sua pele. Quando você quer informações de seu cartão de crédito ou de sua identidade, você poderá puxar isso automaticamente através do sistema.”

Lendo tudo isso, é provável que você acabe achando que estamos falando de uma tecnologia das mais caras, mas esse dificilmente é o caso: a Chaotic Moon Studios afirma que as Tech Tats serão acessíveis, do tipo que você poderia comprar em pacotes como faria com uma caixa de curativos. Infelizmente não há previsão de lançamento para essa tecnologia, então é melhor esperar sentado até lá.

Tatuagens tecnológicas e geeks: Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.