Homens de Preto? Cientistas já sabem como apagar memórias, mas só de lesmas

1 min de leitura
Imagem de: Homens de Preto? Cientistas já sabem como apagar memórias, mas só de lesmas

Na ficção, apagar memórias, lembras e a mente inteira de alguém é algo bastante frequente. Na franquia “Homens de Preto”, um simples aparelho que se parece com um flash de câmera fotográfica pode limpar o cérebro e deixá-lo prontinho para ser preenchido novamente com as informações que quisermos.

Fomos capazes de reverter alterações de longo prazo na força sináptica em sinapses conhecidas por contribuir com formas diferentes de lembranças que duram várias semanas

É claro que na vida real nada é tão simples assim, mas cientistas da Universidade de McGill e de Columbia, no Canadá e nos Estados Unidos respectivamente, descobriram como apagar certas memórias específicas de seres menos complexos, como lesmas. Para isso, os pesquisadores bloquearam um dos dois tipos específicos de moléculas de proteína cinase M que mantêm a força das lembranças associativas e não associativas.

"Observar os circuitos neurais, sobretudo a identidade de células específicas que codificam uma memória, não é tão simples, então imagine examinar se elas estão alterando a força delas", afirmou Schacher. "No estudo, fomos capazes de reverter alterações de longo prazo na força sináptica em sinapses conhecidas por contribuir com formas diferentes de lembranças que duram várias semanas."

Neurônio de lesma

E para que isso serve?

Se você está se perguntando se isso vai poder ser usado como lavagem cerebral sobre as pessoas, a resposta é: não sabemos. Mas a função principal de uma descoberta como essa, assim que, obviamente, for possível realizar algo parecido com seres humanos, é o tratamento de traumas, que geralmente são despertados por memórias ruins que poderiam ser apagadas ou, mais fácil ainda, amenizadas, diminuindo a força delas em nosso cérebro.

Assim, seria possível inventar remédios ou procedimentos que alteram essas lembranças específicas, assim como acontece no filme “Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”. A película nos mostra que é um pouco arriscado brincar com esse tipo de coisa, mas com um pouco de responsabilidade, o tratamento pode ser essencial para certos problemas psicológicos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.