Próteses animais: como elas podem beneficiar bichos e seres humanos?

2 min de leitura
Imagem de: Próteses animais: como elas podem beneficiar bichos e seres humanos?
Imagem: Thirteen

O estudo de próteses animais é algo que ainda engatinha dentro da veterinária, pois uma série de obstáculos dificultam bastante as pesquisas nessa área. O fato de não haver um feedback por parte dos animais complica muito o desenvolvimento das peças. É como querer saber a opinião de uma criança que ainda não fala.

O máximo que se pode fazer é observar a reação do animal ao usar um membro artificial que está substituindo o que foi perdido. Pesquisadores da área ainda divergem no que diz respeito à eficiência das próteses: se elas realmente são benéficas para os bichos e em quais situações devem ser utilizadas. A necessidade de se conhecer profundamente a compleição e a fisiologia do animal também é muito desafiadora e consiste em um problema nessa área de estudo.

Não é raro vermos ou conhecermos o caso de algum cachorro ou gato que tenha perdido uma das patas. Normalmente a adaptação nesses casos é boa, e aparentemente os animais vivem felizes tendo apenas três pernas para se equilibrarem. Este é um caso típico no qual há bastante debate sobre os benefícios que uma pata artificial pode trazer. No caso de quadrúpedes, a perda de dois membros já é muito problemática, e há a necessidade da implantação de próteses para trazer de volta o bem-estar do bicho.

Aprendendo a viver com um novo membro

Para que o animal se acostume com as próteses, é necessário que ele entenda para que elas servem e que veja o benefício que trazem, caso contrário o novo membro pode mais atrapalhar do que ajudar. Além de patas, diversas outras partes dos corpos dos bichos vêm ganhando substitutos quando preciso. É o caso de bicos de aves, cascos e nadadeiras de tartarugas e até mesmo revestimentos protetivos para evitar que animais com alguma deficiência causem ferimentos em si mesmos.

A complexidade de se desenvolver um produto como esse, na maioria dos casos, é extremamente alta e pode beirar o impossível em casos como o do cão que perdeu partes das quatro patas e ainda ficou cego. Além disso, a adaptação do animal é muito mais complicada, visto que as limitações de feedback já existentes se tornam maiores ainda.

Confira algumas imagens com animais que usam próteses para ter uma vida mais próxima do normal:

Um caminho árduo pela frente

Porém, apesar de todos os reveses, o desenvolvimento tecnológico nessa área tem crescido a cada dia. Isso é uma ótima notícia, e não apenas para os amantes dos animais, visto que os conhecimentos obtidos nas pesquisas veterinárias podem também servir para incrementar as próteses humanas, tornando-as cada vez mais bem adaptadas à nossa fisiologia.

A ciência pode dar uma assistência cada vez maior tanto ao ser humano quanto a outros seres vivos que dividem os ambientes conosco. A área da prostética animal é bastante ampla, e está apta a dar ótimos frutos para quem se aventurar por ela e, principalmente, para os bichos que um dia possam precisar desse tipo de apoio. E nessa onda, todos nós também nos beneficiamos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.