O Yutyrannus huali possuía plumagem que cobria o corpo todo (Fonte da imagem: MSN News)

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de dinossauro que pode ser considerado como um “primo distante” dos temidos tiranossauros. Com 9 metros de comprimento e pesando 1,4 tonelada, o Yutyrannus huali possuía uma características curiosa: penas com comprimento de pelo menos 15 centímetros.

A descoberta muda a forma como víamos os dinossauros até então, considerados enormes monstros cheios de escamas ou placas. De acordo com o paleontólogo Xing Xu, da Academia Chinesa de Ciências, a novidade fornece “evidências diretas da presença de dinossauros gigantes e com uma enorme quantidade de penas”.

O fóssil do Yutyrannus huali foi encontrado em uma região no noroeste da China que por mais de duas décadas tem sido fonte de descobertas de dezenas de dinossauros emplumados.

Quanto ao T. Rex original, o cientista Mark Norell, do Museu Americano de História Natural, afirma que existem indícios de que o astro de “Jurassic Park” também possuía penas, pelo menos em alguns estágios de sua vida. No momento, não se sabe quais eram as funções da plumagem nesses animais gigantes, mas é provável que elas servissem, também, como forma de conquistar possíveis fêmeas.

Pelo visto, dinossauros não eram “lagartões” bravos, mas enormes “aves” esquisitas. Não foi à toa que cientistas tentam hackear uma galinha com o objetivo de fazê-la voltar ao seu estágio primitivo.

Cupons de desconto TecMundo: