Por que as formigas vão dominar a Terra?

1 min de leitura
Imagem de: Por que as formigas vão dominar a Terra?

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

Formigas existem em praticamente todos os lugares. Elas conseguem se multiplicar com velocidades muito impressionantes, por isso é comum que novas colônias sejam criadas em poucas semanas. O Cracked reuniu informações de cientistas que afirmam que, caso um dia a raça humana seja extinta, são as formigas que herdarão a Terra. Conheça agora os principais motivos para que eles pensem isso:

1. Elas possuem biotecnologia

Você sabia que as formigas têm as suas "profissões" definidas no momento em que nascem? Processos químicos definem se elas serão "soldados" ou "operários", sendo responsáveis por diferentes funções dentro das colônias. E a definição delas acontece por meio da alimentação. Isso mesmo, as formigas adultas alimentam as recém-nascidas para que se desenvolvam da maneira mais útil ao formigueiro.

2. São adaptáveis

Tire todos os seres humanos de seu habitat natural para colocá-los em situações de calor ou frio extremo, sem a proteção da tecnologia. É possível que alguma parcela sobreviva, mas as chances de que a população seja reduzida ao mínimo são muito grandes. Com várias espécies de formigas isso não acontece, pois elas possuem grande poder de adaptação a outros ambientes.

3. Formigas têm fazendas e indústrias

Uma colônia de formigas pode chegar a contar com 10 milhões de trabalhadores, sendo responsáveis por suas diversas funções. E para alimentar todas elas, são necessárias buscas por folhas (fazendas). Como a celulose em folhas não é digerida, utilizam fungos cultivados por elas para realizarem a reação química necessária (indústrias) para a liberação dos nutrientes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

4. Formigas são cooperantes

Além da divisão das rainhas, não existe individualidade nas formigas. E é por isso que é tão difícil encontrar outros insetos que consigam dominar as colônias delas. Em lutas contra outros grupos, elas se juntam para impedir o domínio e expulsar invasores. Outro exemplo da cooperação das formigas são os próprios formigueiros, que demandam muito esforço dos insetos para quem possam ficar prontos.

5. Cada vez mais formigas

Há cientistas que afirmam que o peso de todas as formigas do planeta pode ser igual ou maior do que o peso de toda a humanidade. Vale lembrar também que, quando é necessário, as formigas-rainhas podem gerar 300 mil novos insetos em apenas uma semana (e ainda podem escolher se querem machos ou fêmeas). Com os crescentes números, não é difícil imaginar que elas poderiam se espalhar ainda mais pelo planeta, rapidamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.