Bing Maps ganha função de imagens em tempo real com ajuda de 35 mil câmeras

2 min de leitura
Imagem de: Bing Maps ganha função de imagens em tempo real com ajuda de 35 mil câmeras

Dá para dizer que o portal do Bing, apesar de oferecer uma série de ferramentas robustas e um sistema de busca bastante refinado, ainda não fica no topo da preferência do público, que, invariavelmente, acaba recorrendo mais às soluções da Google. Porém, ao que parece, o serviço da Microsoft quer brigar como gente grande quando o assunto é oferecer recursos de localização e mapas. Para fazer frente ao dominante Google Maps, o Bing Maps recebeu uma atualização que permite conferir imagens das ruas em tempo real.

Indo além do que sua principal concorrente oferece através do Street View, no qual imagens clicadas por carros e mochilas recriam o ambiente das cidades – ainda que de forma estática –, a ferramenta do Bing se apoia em capturas feitas por mais de 35 mil câmeras para mostrar a situação das vias de um modo muito mais dinâmico. A ideia é que essa abundância de equipamentos, com suas lentes apontadas fixamente para os carros, possa dizer mais sobre as condições do trânsito do que as linhas coloridas tradicionais dos sites e apps de mapas.

A adição, por exemplo, poderia complementar de um jeito bem mais visual a experiência de usuário proporcionada pelo Waze, uma vez que o consumidor poderia levar em conta avisos da comunidade e fotos sempre atualizadas das principais avenidas antes mesmo de sair para ver se vale a pena tirar o automóvel da garagem. Dar uma espiada na nova funcionalidade implementada pela Microsoft é bem simples: basta visitar a página do Bing, clicar no ícone de semáforo – para ativar a função “Trânsito” – e dar zoom para ver as câmeras disponíveis.

A partir daí, só é preciso selecionar o equipamento desejado, nas vias mais abarrotadas de vigilância, e apreciar uma foto atualizada do local em um quadro à esquerda da tela. A janela guarda um histórico dos últimos locais visitados para que você possa retornar com bastante rapidez a lugares que fazem parte da sua rotina. Já liberado para o público, o recurso oferece esse ponto de vista privilegiado em 11 países, geralmente em grandes metrópoles.

É preciso esperar...

Infelizmente, para os brasileiros, nenhuma câmera das nossas cidades foi incluída na brincadeira, o que não te impede de conferir como anda as coisas em Nova York ou em Madri – o acesso à funcionalidade não é bloqueado para o país. Por enquanto, fica a expectativa para que o Brasil entre no rol de territórios contemplados com a opção, já que isso poderia ajudar na popularidade do Bing Maps por aqui. Afinal, quem não gostaria de dar aquela olhadinha na rua antes de bater perna por aí, hein?

Um recurso de câmeras em tempo real faria você adotar o Bing Maps? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.