Bill Gates é conhecido como a figura máxima da Microsoft — sendo o cofundador, ex-CEO e atual Conselheiro de Tecnologia da empresa. Mas a verdade é que ele vai muito além da empresa do Windows, sendo uma das mentes mais brilhantes da história recente. Você certamente gostaria de ter o mesmo sucesso que ele, não é mesmo? Que tal começar a ler como ele?

Assim como muitos outros gênios, Gates afirma que as leituras são parte vital de seu sucesso. Isso é tão importante, que ele dedica uma parte de seu blog somente para falar sobre livros que leu ou está lendo. E quais seriam os dez livros mais recomendados por Bill Gates? O site WonderList preparou uma seleção e nós a trouxemos para você. Confira agora mesmo quais são os maiores livros do mercado, de acordo com Bill Gates.

1. Meus anos com a General Motors (Alfred Sloan)

Escrito por um autor que é considerado um dos pais da administração como ciência, “Meus anos com a General Motors” retrata os desafios que Alfred Sloan enfrentou durante sua gestão à frente da montadora. O livro é considerado um “manual para gerentes e dirigentes” e é um dos clássicos favoritos de Bill Gates.

Foi lançado em 1990 e possui tradução em português.

2. Business Adventures (John Brooks)

O nome completo deste livro é “Business Adventures: Twelve Classic Tales from the World of Wall Street” e ele narra exatamente isso: doze eventos clássicos que marcaram a história de algumas das empresas mais importantes do mundo. Bill Gates afirma que a recomendação veio de outro mito da administração: Warren Buffett.

Foi lançado em 1980 e não possui tradução em português.

3. Os Anjos bons da nossa Natureza (Steven Pinker)

Durante um Ask me Anything no Reddit, Bill Gates afirmou que um dos seus livros favoritos era The Better Angels of Our Nature (no original), do escritor Steven Pinker. O livro apresenta alguns argumentos para mostrar que, ao contrário do que pensamos, a violência e a discriminação existentes no mundo foram reduzidas no decorrer das últimas décadas.

Foi lançado em 2011 e possui tradução em português.

4. Tap Dancing to Work (Carol Loomis)

Um grande compilado sobre a vida de um dos grandes nomes da administração mundial: Warren Buffett. O livro traz informações sobre quase toda a vida profissional de Buffett, desde 1966  até 2013 — [editado: na versão original dissemos que ele havia morrido em 2013, mas o bilionário está vivo.] . Bill Gates revelou que o livro traz excelentes impressões sobre a visão consistente e íntegra do investidor norte-americano.

Foi lançado em 2013 e não possui tradução em português.

5. De onde vêm as boas ideias (Steven Johnson)

Considerado um “Darwin da Tecnologia”, Steven Johnson afirma que os grandes avanços tecnológicos do mundo não surgem de mentes brilhantes, mas de ambientes propícios. E é isso que tenta provar nesta obra, que Bill Gates considera como “essencial para pessoas nos negócios e na educação”.

Foi lançado em 2011 e possui tradução em português.

6. A vida e o que você faz dela (Peter Buffett)

O sobrenome “Buffett” é comum nas citações de Bill Gates. Aqui, o ex-CEO da Microsoft revela que um dos melhores livros da atualidade é “A vida é o que você faz dela”, escrito pelo filho do investidor já mencionado outras vezes neste artigo. Gates vai além e diz que o livro “é uma crônica sobre a jornada, sobre o conhecimento e sobre percepções que Peter teve ao longo da vida”.

Foi lançado em 2011 e possui tradução em português.

7. O Instinto da Linguagem (Steven Pinker)

Steven Pinker volta à lista com o livro “O Instinto da Linguagem: como a mente cria a Linguagem!”. O neurocientista tenta mostrar como o nosso cérebro compreende o que há em nossa volta para que as linguagens sejam criadas, trocadas e compreendidas.

Foi lançado em 1994 e possui tradução em português.

8. A Arte e a Ciência de Memorizar Tudo (Joshua Foer)

O título original deste livro é “Moonwalking with Einstein” e ele foi escrito pelo jornalista Joshua Foer — irmão do também escritor Jonathan Safran Foer. Ele trata sobre os mistérios da mente e da memória humana. Bill Gates diz que “parte da beleza deste livro está em como ele deixa claro que memória e entendimento não são duas coisas diferentes.”.

Foi lançado em 2011 e possui tradução em português.

9. Academically Adrift (Richard Arum e Josipa Roksa)

O título completo “Academically Adrift: Limited Learning on College Campuses” poderia ser traduzido para “Academicamente à deriva: o aprendizado limitado nos campi universitários”. Bill Gates recomenda o livro por causa de sua inovação e das propostas para modificar os sistemas de ensino e exames de entidades de educação dos Estados Unidos.

Foi lançado em 2010 e não possui tradução em português.

10. The Ten Commandments for Business Failure (Donald R. Keough)

O autor deste livro foi um dos maiores executivos da Coca-Cola e da Allen & Company, tendo presenciado uma série de fracassos empresariais ao longo de suas décadas de experiência. Na obra, ele fala sobre o que os empresários precisam fazer se quiserem ver suas empresas afundando — ou seja: coisas que não devem ser feitas, incluindo “evitar riscos, ser inflexível e ter medo do futuro”.

Foi lançado em 2011 e não possui tradução em português.

.....

Gostou de conhecer os livros que uma das mentes mais brilhantes do mundo recomenda? Certamente há muitas lições que podem ser retiradas das obras indicadas por ele.

Você deseja ler os livros indicados por Bill Gates? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: