Bill Gates dá lição de vida para formandos da área de tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Bill Gates dá lição de vida para formandos da área de tecnologia

Que o “Tio Gates” nos agraciou com uma grande colaboração ao mundo da tecnologia, isso é indiscutível. Mas, agora, o bilionário fundador da Microsoft deu dicas de vida para os futuros prodígios da área.

Em uma publicação no “Gates Notes”, seu blog pessoal, Bill deu uma série de conselhos para os graduandos, com objetivo de torná-los pessoas melhores e mais humanas. O ex-CEO diz que, se hoje estivesse procurando uma maneira de produzir um grande impacto no mundo, apostaria em três campos: inteligência artificial, energia e biociência.

“[...] nós só começamos a explorar todas as maneiras que ela vai fazer a vida das pessoas mais produtiva e criativa. [...]. Tornar a energia, acessível e confiável vai ser essencial para combater a pobreza e as mudanças climáticas. [...] as biociências estão amadurecendo e desenvolvendo oportunidades para ajudar as pessoas a viver mais tempo, com vidas mais saudáveis.”

Palavras para a vida

O bilionário também citou que inteligência não é algo tão importante quanto ele pensava. Nos primeiros dias de Microsoft, ele acreditava que, se alguém pudesse escrever um bom código, poderia gerenciar alguém ou realizar quaisquer tarefas. “Eu estava errado sobre isso”, diz.

“Eu tive que aprender a reconhecer e apreciar os diferentes talentos das pessoas. Quanto mais cedo que você conseguir fazer isso, mais rica sua vida vai ser”, completa.

Gates também deu uma lição de empatia. Ao contar sobre a experiência de sua primeira viagem à África, acompanhado de sua esposa Melinda, ele disse que ficou chocado com o que viu e aprendeu mais quando voltou. “Enquanto milhões de crianças estavam morrendo por conta de doenças, os países mais ricos não estão nem se importando.”

“Percebemos que não podíamos esperar para nos envolver – tínhamos de começar a retribuir imediatamente.”

O empresário também encoraja que os futuros profissionais se cerquem de pessoas que as desafiem, ensinem e estimulem a serem melhores. “Melinda faz isso por mim e eu sou uma pessoa melhor por isso. [...] eu meço o tamanho da minha felicidade se as pessoas próximas a mim são felizes, me amam e também pela diferença que faço na vida de outras pessoas.”

Para concluir, o fundador da Microsoft indicou um livro para os formandos, dizendo ser o livro mais inspirador que leu. “Se eu pudesse dar a cada um de vocês um presente de formatura, seria uma cópia de ‘The Better Angels of Our Nature’, de Steven Pinker. Depois de vários anos de estudo, vocês podem não estar ansiosos para ler um livro de 700 páginas. Mas, por favor, coloquem esse na lista de leitura”.

Para ler na íntegra o texto de Bill Gates, você pode acessar o Gates Notes, blog pessoal do empresário, neste link [em inglês].

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.