Sabe qual é o tempo de vida das baterias de smartphones?

1 min de leitura
Imagem de: Sabe qual é o tempo de vida das baterias de smartphones?

Você acabou de comprar um smartphone e está todo felizão. Porém, como tudo que nasce e um dia morre, a mesma coisa vai acontecer com a bateria do aparelho. A questão é: você sabe quanto tempo ela dura? Segundo o site Battery University, cerca de um ano a um ano e meio — algo entre 300 e 500 ciclos.

Talvez isso responda porque, após de 1 ano, temos aquela sensação de que o celular está mais lento e exigindo mais tempo na tomada. O BU afirma que os "ciclos" se referem ao período de recarga das baterias de íon-lítio. Contudo, nós notamos que, apesar de o site fornecer essa estimativa, ela provavelmente não é uma afirmação correta — muitos de nós possuem aparelhos com a mesma bateria há mais de 1 ano e meio.

As fabricantes de smartphones também não suportam a estimativa, afirmando que ela é "conservadora". Por outro lado, elas concordam com a teoria de que a bateria não é a mesma após um ano, fornecendo algo entre 75% até 85% da capacidade inicial.

Veja o gráfico de testes realizados pelo Battery University.

O site BU também ofereceu uma boa dica para estender a autonomia da bateria: evite realizar o carregamento completo (de 0% a 100%); é melhor realizar o carregamento de 25% a 100%. Isso porque os testes foram realizados em cargas completas, resultado no número máximo de 500 ciclos. Carregando o aparelho de, por exemplo, 50% a 100%, o usuário consegue algo em torno de 1,5 mil ciclos — a última dica é tentar não esquentar a bateria, já que o calor excessivo influencia a vida útil.

Quanto tempo a bateria do seu smartphone dura? Comente no Fórum do TecMundo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.