Bateria que funciona com hidrogênio mantém carga de celular por uma semana

1 min de leitura
Imagem de: Bateria que funciona com hidrogênio mantém carga de celular por uma semana

A companhia britânica de tecnologia Intelligent Energy desenvolveu um protótipo de bateria que pode mudar a forma como recarregamos nossos dispositivos. A invenção funciona apenas combinando hidrogênio e oxigênio, e o primeiro teste foi feito com um iPhone 6 levemente modificado.

A bateria é tão fina que se encaixa no interior do dispositivo sem que para isso seja necessário modificar nenhuma de suas dimensões ou sequer remover a bateria original. As únicas mudanças de fato foram a abertura de alguns saídas de ventilação na tampa traseira do aparelho para permitir que a pequena quantidade de vapor de água que se forma no processo se dissipe e a troca da entrada de fone de ouvidos.

É através dessa entrada modificada que o hidrogênio é reabastecido, mas no futuro a empresa que desenvolveu essa tecnologia espera que haja um slot próprio para essa função nos aparelhos que a adotarem. O hidrogênio passaria então a ser recarregado através de um cartucho. A duração média da carga do iPhone que serviu como primeiro teste aumentou para uma semana.

Bateria de hidrogênio (que não aparece na imagem) ocupa espaço que resta entre a bateria original e a tampa traseira do aparelho - Imagem: iFixit

A Intelligent Energy está agora avaliando qual seria o preço com que esses cartuchos chegariam ao mercado, provavelmente dentro de alguns anos. Rumores indicam que a Apple estaria ajudando diretamente no desenvolvimento e na produção da bateria, mas tanto a companhia de Cupertino quanto os representantes da empresa britânica se recusaram a comentar o assunto.

O que você acha de uma bateria que funciona por uma semana à base de hidrogênio? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.