4 métodos para você calibrar a bateria de seu smartphone ou tablet Android

4 min de leitura
Imagem de: 4 métodos para você calibrar a bateria de seu smartphone ou tablet Android
Imagem: AnandTech

Existem dezenas de técnicas bacanas que são capazes de economizar a bateria de um smartphone – nós do TecMundo já ensinamos uma variedade enorme de métodos para aprimorar o uso de energia de aparelhos com Android. Já explicamos até mesmo como você pode descobrir quando é necessário trocar o componente e saber se ele está “saudável”.

Contudo, nunca comentamos aqui sobre a calibração da bateria de dispositivos móveis, e para tudo há uma primeira vez. Sim, nos celulares e tablets com sistema operacional da Google, a bateria acaba ficando levemente desajustadas após algum tempo de uso, e isso é basicamente culpa do Battery Stats, um processo (software) interno do sistema responsável por gerenciar esse componente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os registros desse processo acabam se corrompendo com o passar do tempo e exibindo dados que não são reais, o que faz com o que dispositivo seja desligado antes que o nível da bateria chegue a 0% ou que o consumo energético pareça aumentar sem explicação. Através deste tutorial, vamos ensinar como fazer a calibragem do Battery Stats em aparelhos com ou sem acesso root.

1º método: sem root e sem aplicativos

Com o aparelho ligado, carregue-o até que a bateria esteja com 100% da capacidade. Em seguida, desconecte o carregador e desligue o dispositivo. Reconecte o smartphone ou tablet em uma fonte de energia e mantenha-o ali até que a bateria seja carregada completamente mais uma vez (você precisa usar outro método de saber quando isso acontece, como ficar de olho em alguma luz LED).

Agora retire o carregador, ligue o gadget, entre em sua janela de configurações e desative o desligamento automático da tela (permitindo que o display do produto possa ficar ininterruptamente ligado). Mais uma vez, conecte o carregador e espere que a bateria esteja com 100% de sua capacidade. Desconecte-o e mantenha seu celular ligado e parado até que sua bateria se esvazie e ele “morra automaticamente”.

Calma, estamos chegando lá! Você só precisa recarregá-lo novamente até 100% e ligá-lo normalmente. Agora sim, o Battery Stats deve estar funcionando corretamente e você já pode configurá-lo novamente para que a tela seja desligada automaticamente.

2º método: sem root e com o Current Widget

Este outro método para aparelhos sem root é um pouco mais simples, mas exige que você instale um aplicativo para auxiliá-lo. Trata-se do Current Widget: Battery Monitor, que é gratuito e compatível com a versão 1.6 Donut ou superior do Android. Após instalá-lo no seu aparelho, ative o widget em questão e descubra – através de outros apps ou informações oficiais da fabricante de seu aparelho – qual é a capacidade total de mAh da bateria do gadget.

Com essa informação em mãos, conecte o smartphone ou tablet em questão no carregador. Se o processo Battery Stats estiver corrompido, o indicador de energia do aparelho pode até mostrar que a bateria está com 100% de sua capacidade, mas o Current Widget apontará que a quantidade de mAh não atingiu sua capacidade total. Mantenha o dispositivo na tomada até que o widget indique os mesmos miliampères totais que você descobriu anteriormente.

Quando isso acontecer, desligue o aparelho da tomada e reinicie o sistema. O Battery Stats deverá entender que aquela quantidade de mAh corresponde à bateria 100% carregada e voltará a funcionar corretamente. Você já pode desinstalar o Current Widget.

3º método: com root e com o Battery Calibration

Caso seu dispositivo móvel tenha acesso root, há uma maneira mais simples de calibrar a bateria dele. Antes de tudo, vá para a Google Play e baixe gratuitamente o Battery Calibration. Em seguida, carregue o aparelho até que seu indicador mostre que a bateria está com 100% de sua capacidade. Abra o aplicativo recém-instalado e olhe o número “mV” que ele apresenta; acompanhe-o até ter certeza de que esse numero não sobe mais.

Quando a quantidade de mV estiver completa e o indicador mostrar 100% de energia na bateria, toque no botão “Battery Calibration” para que o programa faça a calibração do Battery Stats automaticamente. Você já pode desconectar o aparelho da tomada e até mesmo desinstalar o software usado caso julgue necessário. Outra opção é mantê-lo instalado no gadget, caso seja preciso apelar para o próximo método.

4º método: com root e usando o Recovery Mode

Se nada mais funcionar, tente esta última técnica. Desligue o seu aparelho e ligue-o no Recovery Mode (Modo de Recuperação). Cada modelo possui sua própria forma de entrar nesse modo, mas geralmente envolve manter todos os botões físicos pressionados durante o processo de boot. Dentro do Recovery, entre na seção “Advanced” e selecione a opção “wipe battery stats”. Isso apagará todas as calibrações feitas pelo sistema ou pelo usuário.

Agora drene a bateria do aparelho até o fim (fazendo com que ele “morra” completamente) e permita que ele seja recarregado até 100% de sua capacidade. Importante: não use o celular ou tablet durante esse processo! Ao término da carga, abra o Battery Calibration e toque novamente no botão central em sua interface para que ele faça uma nova calibração. Agora sim, sua bateria deve estar funcionando perfeitamente e sem vícios.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.