Cientistas mostram por que baterias de lítio perdem capacidade com o tempo

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas mostram por que baterias de lítio perdem capacidade com o tempo

Todo dono de smartphone já pensou: “Por que a bateria do meu celular está durando menos do que quando eu comprei o aparelho?”. Por mais que às vezes isso pareça ser apenas uma impressão ruim, a verdade é que as baterias realmente perdem a capacidade ao longo do tempo. Mas você saberia dizer os motivos disso? Pesquisadores do Pacific Northwest National Laboratory (PNNL) sabem.

Eles utilizaram câmeras especiais para filmar o que acontece durante as cargas e as descargas das baterias de lítio dos smartphones. Depois de várias análises, chegaram à conclusão de que o stress causado pelo uso da bateria é responsável pela geração de pequenas rachaduras nos eletrodos dela. Mais do que isso, cada ciclo de “carga e descarga” deixa alguns traços de lítio para fora dos eletrodos das células.

Os cientistas têm chamado estes traços de “Lítio morto”, sendo que isso representa setores que não podem ser acessados pelas cargas futuras. Também há casos em que esses lítios mortos acabam formando camadas de eletrólitos sólidos, camuflando as células recarregáveis com ainda mais potência. Apesar de não haver soluções para isso no mercado, os cientistas acreditam que usar outros metais pode fazer com que as recargas sejam mais estáveis e confiáveis. Será que vai demorar para termos baterias mais duradouras?

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.